segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prefeitura doa coberturas de tanques para combater mosquito da dengue

Com o objetivo de reduzir o índice de infestação domiciliar pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti) a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, começou a distribuir telas de proteção especial para cobertura de tanques e tonéis a residências em que esses reservatórios estejam sem tampa. A distribuição é gratuita e ocorre após as visitas domiciliares dos agentes de endemia. A ação teve início no bairro Daniel Gomes, onde o índice é mais alto (73,38%), e vai prosseguir em outros bairros. 
A distribuição gratuita de coberturas de reservatórios domésticos de água faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Itabuna está realizando visando a realização efetiva do combate ao mosquito e de prevenção da dengue, trabalho que foi feito de forma precária no ano passado. A Secretaria de Saúde também está fazendo a atualização dos agentes comunitários de saúde e de endemias e brevemente vai contratar novos servidores, mediante processo seletivo simplificado, cujo edital está previsto para ser publicado até a próxima semana. 
O objetivo é aumentar a equipe de combate a endemias em cerca de 50%. Para isso devem ser contratados 139 agentes. A contratação de mais agentes possibilitará a regularização das visitas domiciliares, seguindo o padrão que determina o Ministério da Saúde (MS). Com a requalificação da equipe que atua no combate à dengue e endemias, a Secretaria de Saúde de Itabuna busca melhorar o trabalho de campo. 
Zoneamento para agilizar 
Outra medida que será adotada é o zoneamento do trabalho dos agentes de combate à dengue. Com isso, cada agente será responsável por uma determinada região da cidade, não só para aplicação de larvicidas como também para fazer o monitoramento de imóveis e orientar os moradores sobre as providências e medidas cotidianas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 
De acordo com o entomologista Renato Freitas de Araújo, coordenador de Combate as Endemias da Secretaria de Saúde, a definição do zoneamento vai garantir melhor qualidade e agilidade nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. “O agente vai ter mais facilidade de acesso aos imóveis, controle estatístico e de rotinas periódicas. O nosso objetivo é estabelecer uma parceria mais forte entre o poder público e a população”, assinalou. Segundo Renato Freitas, as ações que estão sendo colocadas em prática devem gerar resultados já nos próximos meses. “Haverá queda na quantidade de criadouros do mosquito transmissor da dengue e no número de notificações de casos da doença”, avalia. Neste ano foram notificados 163 casos, muitos dos quais ainda dependem de exames laboratoriais para sua confirmação

Nenhum comentário:

Postar um comentário