terça-feira, 14 de maio de 2013

APPI destaca avanços da campanha salarial 2013 nos municípios regionais

As discussões sobre a Campanha Salarial 2013 dos trabalhadores em educação nos municípios sob a jurisdição da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, estão bastante aceleradas e em algumas cidades foram somados diversos avanços para a categoria. É o caso de Uruçuca, onde desde o mês de fevereiro já vem sendo pago o piso nacional de 7,97% dos professores e já foram quitados, já em janeiro, os salários atrasados do mês de dezembro deixados pela gestão anterior. 
Ainda em Uruçuca foram atendidos praticamente todos os pontos da Campanha Salarial 2013 o que, na opinião da presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, deve servir de exemplo para os demais municípios regionais. Outro avanço apontado pela categoria no município foi a redução da jornada de trabalho dos professores do Ensino Fundamental I. Em Uruçuca o núcleo da APLB/Sindicato vem mantendo um canal aberto de discussões e negociações com o governo municipal visando a melhoria da qualidade de trabalho dos servidores da educação. 
Em Itacaré as discussões sobre a campanha salarial também estão avançadas. Nesse município o prefeito Jarbas Barros concedeu o reajuste salarial de 10% para os profissionais docentes, um índice de aumento superior ao piso nacional da categoria. Já na próxima semana serão discutidos pela APLB e a Prefeitura de Itacaré os demais pontos da Campanha Salarial 2013, a exemplo do reajuste dos profissionais não docentes, cuja data base é 1º de maio. 
No município de Una também já foram somadas conquistas da Campanha Salarial 2013, a exemplo do pagamento do piso salarial de 7,97%, dentre vários outros pontos. Uma das pendências, no entanto, foi o não pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro do ano passado, fruto de um acordo firmado entre a APLB e a Prefeitura, mas que não foi cumprido. Já em Canavieiras também está sendo pago o piso salarial de 7,97% para os profissionais docentes. A APLB, através de uma negociação com o governo municipal, conseguiu ainda a regularização dos salários dos servidores que tiveram seus vencimentos reduzidos. 
Em Ilhéus, a discussão sobre a Campanha Salarial 2013 dos trabalhadores em educação também já foi iniciada. O governo municipal se comprometeu a pagar, já no mês de maio, o percentual do piso nacional de 7,97%, em cumprimento à lei 11.738/08 para os profissionais do magistério. Como a data base da categoria é 1º de janeiro, os pagamentos das diferenças referentes aos quatro primeiros meses do ano serão feitos nos meses de junho a setembro. 
Já o reajuste dos demais trabalhadores em educação, cuja data base é 1º de maio, ainda será fruto de negociações entre a APPI e a Prefeitura. Também estão sendo discutidos pela APPI e Governo Municipal assuntos como a regularização dos descontos dos vales-transportes para quem trabalha 20 e 40 horas semanais, ticket alimentação, planos de saúde, número de alunos nas salas de aulas, saúde do trabalhador, elaboração do estatuto dos servidores, além de várias outras questões de interesse dos trabalhadores em educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário