terça-feira, 14 de maio de 2013

GlaucomaDay garante serviços de saúde para sociedade grapiúna

O dia 26 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e o DayHORC Hospital de Olhos Ruy Cunha promove um dia de atividades médicas para combate e prevenção à doença. O chamado GlaucomaDay está agendado para o sábado (dia 25 de maio), na Unidade de Itabuna, situada na rua Ruffo Galvão, entre às 8 e 14 horas. 
A segunda maior causa de cegueira evitável no mundo - de acordo Organização Mundial da Saúde (OMS) e a terceira no Brasil -, o Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e deve ser diagnosticado e tratado precocemente a fim de se evitar a perda irreversível da visão. 
Entendendo a gravidade da doença, o DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha encabeça a iniciativa de um dia voltado para a conscientização sobre a importância de realizar exames de diagnóstico precoce. “Ainda estaremos trabalhando a divulgação de informações sobre grupo de riscos, sintomas e sinais, e tratamento, divulgando inclusive o Programa de Dispensação gratuita de colírios para tratamento desenvolvido pelo Governo Federal”, declarou o gerente do DayHORC – Unidade de Itabuna, Jean Wagner Pereira. 
Além de toda campanha de conscientização, durante o GlaucomaDay, médicos oftalmologistas e uma equipe multiprofissional do DayHORC estarão trabalhando com exames de Fundoscopia (exame do fundo do olho) e Tonometria (medição da pressão ocular) para detecção de pacientes suspeitos. “A partir desta ação, todos os casos suspeitos sairão com agendamento realizado para check-up completo de Glaucoma aqui mesmo no DayHORC, e, confirmado o diagnóstico, encaminharemos o paciente para inscrição no Programa de dispensação gratuita de colírios, realizado em parceria com o Ministério da Saúde”, relatou o gerente do DayHORC - Unidade de Itabuna, Jean Wagner Pereira. 
O GlaucomaDay é uma iniciativa do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha e conta com a colaboração de todo o corpo clínico e colaboradores da Unidade de Itabuna, além do apoio da Drogaria Velanes, que oferecerá aos pacientes testes gratuitos de Glicemia e aferição de Pressão Arterial. 
Para participar 
O atendimento durante o GlaucomaDay será voltado para pessoas usuárias do SUS acima de 40 anos, ou que tenham caso de Glaucoma confirmado na família. Ainda estão entre os grupos de risco prioritários para atendimento diabéticos e míopes com grau alto, pessoas com pressão intraocular elevada, ou aqueles que já apresentaram trauma ocular prévio. Para o atendimento será necessário somente apresentação do RG, CPF e cartão do SUS, além de comprovante de residência. Mais informações pelos telefones (73) 3214-2035 ou 3214-2088.

Nenhum comentário:

Postar um comentário