segunda-feira, 30 de setembro de 2013

João XXIII e João Paulo II serão canonizados em abril


Papa João Paulo II olha para uma pomba da janela de seus aposentos privados, no final da oração do Angelus, no Vaticano em 30 de janeiro de 2005  (Foto: Max Rossi/Reuters)

Os papas João XXIII (1881-1963), o italiano Angelo Roncalli , e João Paulo II (1920-2005), o polonês Karol Wojtyla, serão canonizados no dia 27 de abril de 2014. A data de canonização, dia em que é comemorada a festa da Divina Misericórdia, foi escolhida pelo papa Francisco durante o consistório de cardeais (reunião para dar assistência ao papa em suas decisões), realizado nesta segunda-feira (30) no Vaticano. O anúncio foi feito pelo próprio pontífice, pouco tempo após o término do consistório.
Os ex-pontífices serão canonizados em cerimônia conjunta que, diante da popularidade dos dois, deve atrair milhares de peregrinos ao Vaticano. "Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos é uma mensagem para a Igreja: esses dois são bons", afirmou Francisco.
Para a canonização, a Igreja exige normalmente dois milagres confirmados. O primeiro milagre atribuído a João Paulo II, que ocupou o trono de Pedro de 1978 a 2005, teria ocorrido seis meses depois de sua morte, quando uma freira francesa disse ter sido curada da doença de Parkinson, por meio de orações feitas a ele. João Paulo II também teria intercedido pela cura de uma mulher costa-riquenha que foi diagnosticada com um aneurisma cerebral. Em 2005, durante o funeral de João Paulo II, a multidão gritou várias vezes: "Santo Subito!" (Santo Já!), levando o Vaticano a acelerar os procedimentos necessários à canonização, que são iniciados, normalmente, cinco anos após a morte.
João XXIII também será canonizado, apesar de não ter tido um segundo milagre por sua intercessão, como contempla a legislação do Vaticano. O papa italiano é lembrado como o pontífice que promoveu o Concílio Vaticano 2º (1962-1965), espécie de ciclo de “reuniões” entre autoridades da Igreja que discutiu e repensou diretrizes, e que defendeu a aproximação da Igreja Católica com outras religiões. Muitos comparam João XXIII com papa Francisco pelas semelhantes atitudes pastorais: humildade, simplicidade e bom-humor.
João Paulo II, papa de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005, foi beatificado no dia 1º de maio de 2011 por Bento XVI. O papa João XXIII, cujo pontificado durou de 28 de outubro de 1958 a 3 de junho de 1963, foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de setembro do ano 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário