quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Balcão do Empreendedor é melhor opção para quem deseja ampliar ou criar o próprio negócio


Os microempreendedores de Ilhéus passaram a contar, a partir deste ano, com o importante apoio do Balcão do Empreendedor, que somente no primeiro semestre já realizou 1.434 atendimentos.
Balcão do Empreendedor é um programa criado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) da Prefeitura de Ilhéus, que auxilia pessoas que desejam abrir um negócio próprio, passando a ser classificado como Micro Empreendedor Individual (MEI). Para isso, o Balcão libera alvará de funcionamento e formaliza as microempresas que, posteriormente, têm possibilidade de abertura de contas em qualquer banco e opção de linha de crédito para que o MEI possa investir no próprio negócio. Kalila dos Santos, proprietária do “Kalila Café”, buscou apoio e comenta a importância deste trabalho, salientando que, “além do alvará, auxílio na documentação e apoio que a gente ganha, tem a possibilidade da abertura de contas e auxílio à crédito, o que ajuda bastante o empreendedor individual que esta começando do zero”.
Já Norma Pinto é revendedora de acessórios e, após recorrer ao Balcão do Empreendedor, revela como este contribuiu para o seu desenvolvimento profissional: “Consegui o apoio e algumas orientações necessárias, porque pra abrir um negócio, mesmo que seja pequeno, tem que ter alguns apoios técnicos, alguma base do que esta sendo feito e eu não tinha. Com essa procura, eu acredito que agora vai pra frente”.
O Balcão do Empreendedor atende qualquer pessoa que pretende criar ou ampliar um negócio, independente do que está sendo produzido ou comercializado. “Não importa se for um vendedor de cachorro quente ou de acarajé, nos estamos aqui para apoiar, orientar e formalizar esses micro empreendedores”, afirma Antônio Carlos Dantas, funcionário do Balcão.
Além de auxílio nas questões burocráticas, o Balcão continua atuando ao lado do micro empreendedor mesmo depois de seu negócio pronto, com dicas, e orientações para que a sua empresa possa crescer ainda mais. Como o exemplo de Thaís Correia Lima, dona de uma loja de variedades, que estava desempregada e sempre desejou abrir um próprio negócio. “Os agentes de orientação passam informações, idéias, e nos dão um impulso. Agora pretendo expandir o negócio, buscando sempre as boas orientações deles”, disse ela.
Sucesso – Somente no primeiro semestre deste ano, o Balcão do Empreendedor – que funciona no Anexo das Secretarias, rua Santos Dumont, totalizou 1.434 atendimentos aos microempreendedores ilheenses, que compreendem o universo de 4.027 em todo o município. Do total de atendimentos, foram deferidas 617 guias de pagamentos, 73 Declarações de Faturamento Anual (DASN), 179 alvarás para Microempreendedores Individuais (MEI), 166 ações de formalização de empreendimentos, 24 emissões do cartão de CNPJ, 38 certificados federais dos MEI e sete certidões negativas do INSS para o MEI. A estes números acrescentam-se o total de 288 consultorias e 42 alterações cadastrais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário