sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Curitiba aprova o Dia Municipal de Oração e Ação pelas Crianças

Publicado em pastoraldacrianca.org.br - Por iniciativa do vereador Geovane Fernandes (PTB), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que institui o Dia de Oração e Ação pelas Crianças em Curitiba, a ser realizado sempre no dia 20 de novembro.
De acordo com a proposta, o Poder Legislativo deve promover eventos alusivos à data, contemplando a participação da sociedade civil organizada, grupos inter-religiosos e em especial as instituições que trabalham com crianças em estado de vulnerabilidade social. Além disso, o evento será incluído no calendário oficial de eventos de Curitiba. 
Segundo Geovane Fernandes, o 20 de novembro é o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança e também o Dia Internacional da Infância e o objetivo de oficializar a data no município é combater qualquer forma de violência contra as crianças, além de trazer mais adeptos e participantes para o tema. “Isso tudo para promover o desenvolvimento infantil, trazendo uma proteção especial e um maior bem-estar à infância”, definiu o vereador.
A discussão e a votação da proposta foi acompanhada por Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança e representante da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), representantes da Religião de Deus, Legião da Boa Vontade e Focolares. Em sua fala, Clóvis destacou que em muitas situações a pobreza causa a violência e em outras, a violência gera a pobreza, "nos últimos dez anos o Brasil reduziu de forma contínua a desigualdade social, mas, mesmo com o crescimento econômico, o Brasil é um dos 12 países mais desiguais do mundo".
O vereador Geovane Fernandes destacou que a Pastoral da Criança já realiza trabalhos nesta data, sendo que o dia municipal dará ainda mais força para as ações realizadas diariamente pela Pastoral. “A criança é o futuro do Brasil e a preservação da sua integridade física e moral é de suma importância por ainda estar em formação”. Sobre a oração, Fernandes acredita que o ato e a fé ajudam as pessoas a encontrar melhores caminhos, sendo assim, “afetará de forma positiva a população”.
Diversos vereadores cumprimentaram a iniciativa e reconheceram a necessidade de mais cuidados e políticas públicas destinadas às crianças. Valdemir Soares, líder do bloco PRB/PSL, destacou a importância de criar uma data e promover atividades comemorativas ou de conscientização das pessoas, bem como contar com o apoio de entidades representativas. Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Casa, acredita que a data leva à reflexão. “Vamos continuar lutando pela efetivação dos direitos das crianças previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, prometeu. 

Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

Em todo o país estão sendo programadas atividades, na semana do dia 20 de novembro, para marcar a data e convidar as comunidades a refletirem sobre a situação da criança. Em Curitiba a atividade será no dia 23 de novembro e é organizada por diversas igrejas, pastorais, entidades religiosas, da sociedade civil e do poder público e terá oficinas de interação entre crianças e suas famílias, com momentos educativos, de entretenimento e oração dos líderes religiosos. Para finaliza a programação, haverá uma caminhada ecológica com plantio de árvores no Quartel do Exército do Boqueirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário