quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"Solo: Alicerce para a vida" é o tema do 2º Seminário Baiano de Solos da UESC

O 2º Seminário Baiano de Solos, com o tema "Solo: Alicerce para a vida", será realizado de cinco a oito de novembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. O evento é promovido pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC (DCAA), com o objetivo de promover um debate sobre o tema solo, em torno das questões: Solo x Cidade, Solo x Campo, Solo x Ambiente. 
Durante o evento, serão realizadas mesas redondas e minicursos que tratam de técnicas, teorias e métodos aplicados às geociências. O solo se constitui em elemento de encontro de diferentes, integrando e estimulando o conhecimento necessário para a superação de problemas oriundos do uso da terra. O seu estudo tem natureza multidisciplinar, utilizando conhecimentos da geologia, da física, da química, da biologia, da hidrologia, da climatologia e das ciências sociais. Nesse contexto, tal estudo visa identificar e entender as formas de uso da terra, a relação homem x espaço geográfico e as inter-relações destes com à socioeconomia, perpassando pelo viés sociológico.
A programação prevê a conferencia de abertura, no dia 5 às 19 horas que será apresentada pelo professor/ Dr. Antonio Enedi Boaretto (USP/CENA), sobre o tema "Solo: alicerce para a vida". a partir do dia 6, o período da manhã está reservado para os mini-cursos e a tarde mesa-redonda sobre "Solo x Cidade " com os professores /Dr. Fabrício de Araújo Pedron (UFSM) abordando "Levantamento e classificação de solos urbanos: oportunidades e limitações; o professor/ Dr. Jorge Gonzaga (UFRB) discorrendo sobre " Solos: Contaminação por atividade industrial - O caso de Santo Amaro" .
Outros temas serão trabalhados durante o seminário como: " Solo x Campo" tendo o professor/ Dr. Antonio Azevedo (USP) com "O solo no surgimento e evolução da vida na Terra.' O professor/ Dr. Teógenes Senna de Oliveira (UFV) falando sobre "Sistemas Agroflorestais: uma alternativa racional de produção de alimentos." A terceira mesa-redonda "Solo x Ambiente" tem como palestrantes o professor/ Dr. Luciano Souza (UFRB) com "Solo, produção e meio ambiente" e o professor/ Dr. Marco Antonio Tomasoni (UFBA) sobre "Zoneamento ambiental em bacias e alterações advindas do novo código florestal." a conferência de encerramento será apresentada pelo professor/ Dr. Carlos Ernesto Schaefer. (UFV) sobre "Os solos nos ecossistemas mundiais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário