segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cai mais um: secretário da Fazenda reassume função no Estado


Marco Carmo disse lamentar ter que se afastar quando ainda estão em andamento vários projetos que implementou na pasta, todos destinados a modernizar procedimentos e ampliar a base da arrecadação da Prefeitura ilheense.
Em razão da necessidade profissional de reassumir imediatamente suas funções como auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o secretário Marco Antônio Porto Carmo solicitou ao prefeito Jabes Ribeiro, que concedeu, o afastamento da Secretaria da Fazenda de Ilhéus. A partir desta segunda-feira, dia 2, o chefe do Setor de Contabilidade, Raimundo Ferreira de Souza, responde interinamente pela pasta.
Marco Antônio reassume seu posto na Sefaz do Estado esta semana e, ao se despedir do prefeito e da equipe municipal, disse lamentar ter que se afastar quando ainda estão em andamento vários projetos que implementou na pasta, todos destinados a modernizar procedimentos e ampliar a base da arrecadação da Prefeitura ilheense, mas observou que sem a reincorporação imediata aos quadros da administração estadual terá sérios prejuízos financeiros.
O prefeito Jabes Ribeiro declarou que Marco Antônio estava fazendo um trabalho da maior importância, especialmente em razão do quadro caótico deixado pelas duas gestões anteriores “com a completa desorganização da máquina administrativa, com sérios prejuízos para a arrecadação tributária do município”. Mesmo lamentando perder a colaboração do auxiliar, o prefeito disse compreender suas razões, “uma vez que não teria sentido ele ter prejuízos financeiros e também na sua vida profissional”.
O ex-secretário da Fazenda explicou que somente com a reincorporação imediata às suas funções, ele poderia consolidar vantagens e benefícios auferidos ao longo da carreira como auditor fiscal, daí a necessidade de se afastar do cargo, em Ilhéus. Marco Antônio Carmo fez questão de agradecer a confiança do prefeito Jabes Ribeiro e elogiou o empenho e o espírito colaborativo da equipe da Sefaz, “que soube compreender a importância do trabalho da Secretaria, inclusive durante o período da greve dos servidores”. E salientou não ter dúvidas de que a atual administração está no caminho certo para superar os graves problemas financeiros que Ilhéus atravessa.
Entre os projetos que deixa em andamento, ele citou como da maior importância o convênio que deverá ser firmado com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para auxiliar a equipe da área de tributos no cadastramento e recadastramento imobiliário de Ilhéus; a criação de procedimentos de rotina também na área de tributos (o mesmo está planejado para as áreas de Contabilidade e Tesouraria); a implementação de mudanças no sistema, permitindo maior controle no processo de arrecadação de tributos, especialmente em relação ao IPTU, onde se arrecadou, em 2013, 18% a mais do que em 2012, mesmo com um desconto de 20% para o pagamento em cota única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário