sexta-feira, 30 de maio de 2014

Costureira se emociona após cirurgia de catarata em Ilhéus

A costureira Ednalva Alves dos Santos, 65 anos, está entre as centenas de pessoas que se emocionaram após ser atendidas em procedimento cirúrgico, durante o Mutirão da Catarata, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, resultado de parceria entre as secretarias de Saúde do município e do estado. Ao abrir os olhos, após a cirurgia, Ednalva - mãe de dois filhos e avó de dois netos – se emocionou por ver o mundo em várias cores e formas.
Por coincidência, no momento em que dona Ednalva recuperou a visão, no primeiro dia do programa Saúde em Movimento, encontrou o prefeito Jabes Ribeiro, que visitava as atividades do evento, e o cumprimentou com emoção. Moradora da Avenida dos Ferroviários, no Bairro da Barra, a costureira agradeceu ao tratamento recebido por toda a equipe do programa e revelou que “há algum tempo vem correndo atrás de um atendimento com o oftalmologista pelo INSS. Vi a notícia do mutirão na televisão e fiz questão ser uma das primeiras a chegar.”
“Há muito tempo eu enxergava embaçado, vivia pedindo a ajuda das pessoas para atravessar a rua e à minha família para colocar a linha no buraco da agulha. Sou costureira e vivo da minha luta. Imagine, agora, minha alegria de ver o mundo de novo, de poder fazer muitas coisas, de andar sem ser guiada. Graças a Deus, estou enxergando bem, vendo claramente”, declarou Ednaldo em meio a lágrimas.
Até 6 de junho - O Mutirão da Catarata prossegue até o próximo dia 6 de junho e tem como meta realizar cerca de 7 mil consultas oftalmológicas e de 2.500 cirurgias. Além de cidadãos e cidadãs de Ilhéus, a partir dos 60 anos, o programa Saúde em Movimento também atende a pessoas de municípios vizinhos que pactuaram serviços com a secretaria de Saúde local. 
O prefeito Jabes Ribeiro verificou pessoalmente as instalações e a qualidade dos serviços prestados à população. Conforme disse, “diante das dificuldades que o município ainda atravessa, visando reestruturar a área de saúde, um evento deste porte é sempre importante e salutar, principalmente por ser voltado para atender pessoas acima de 60 anos, não só de Ilhéus, como de outros municípios da região, e por proporcionar uma melhor qualidade de vida”. O Mutirão oferece ainda óculos, de acordo com a necessidade, aos matriculados no programa Todos pela Alfabetização (Topa), acrescentou o secretário de Saúde, Antonio Ocké. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário