segunda-feira, 26 de maio de 2014

IV FECIBA lança programação diversificada para gerar reflexões e aprendizados sobre Cinema



Homenagens, mostras de curtas-metragens, premiação, cursos de formação para o audiovisual, rede de negócios, debates online e presenciais. Esta variedade de iniciativas faz parte da programação do IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece entre 1º e 7 de junho, no Cine Santa Clara, em Ilhéus, Bahia. Em sua quarta edição, o FECIBA escolheu como tema “A revolução vem do interior”, partindo da perspectiva central de que as revoluções na sociedade nascem no íntimo de cada indivíduo, motivado por anseios de mudanças.
Movidos por esta temática e inspirados pelo contexto do cinema brasileiro na época da ditadura militar, os realizadores do IV FECIBA escolheram prestar homenagens a dois cineastas baianos tidos como revolucionários: Glauber Rocha e Olney São Paulo. Dois filmes de cada um dos premiados cineastas serão exibidos no evento. “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), ambos de Glauber Rocha, fazem parte da Mostra Homenagem. “O Grito da Terra” (1964) e “Manhã Cinzenta” (1969), de Olney São Paulo, compõem a Mostra Retrospectiva. Já o documentário “Sinais de Cinza: a peleja de Olney contra o dragão da maldade” (2013), de Henrique Dantas, pertence à Mostra Atualidades. O filme narra a vida de Olney e a repressão militar sofrida por ele em represália ao seu trabalho questionador.
Além das Mostras já citadas – Homenagem, Retrospectiva e Atualidades – haverá, também, as Mostras Bahia Afora, Bahia Adentro, Sexualidades, Infantojuvenil, eCompetitiva de Curtas. Esta última conta com projeção de 14 obras fílmicas, selecionados, dentre 110 filmes inscritos, pelo trio de curadores formado por Henrique Filho, Marialva Monteiro e Victor Aziz. O Festival premiará o curta vencedor – que será escolhido por voto popular – com o troféu FECIBA e com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) em dinheiro. Os votos do júri técnico definirão os filmes vencedores nas categorias Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, que levarão para casa o troféu FECIBA; a obra ganhadora desta última categoria receberá, ainda, um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro.
O IV FECIBA preparou ainda três atividades de formação e negócios na área do audiovisual: Oficinas, Workshop, Rede de Negócios. As três Oficinas, Trilha Sonora, com David Tygel; Figurino, com Joana Gatis; e Continuidade, com Inajara Diz; acontecerão simultaneamente 2 a 4 de junho, sempre das 9 às 13h. A Oficina de Trilha Sonora será no Cine Santa Clara e as de Figurino e de Continuidade serão na Secretaria de Cultura de Ilhéus, ao lado da Casa de Jorge Amado. O Workshop “Direito Autoral voltado para o Cinema” será ministrado por Clara Iglesias Keller no dia 7 de junho, das 9h às 10h30, no Cine Santa Clara.
Partindo para a difusão de conhecimentos com foco no aspecto comercial do audiovisual, a “Rede de Negócios: Estratégias para o mercado da TV Paga”, a ser realizado também em 7 de junho, das 14h às 16h, no Cine Santa Clara, promete aproximar produtores de compradores. Três convidados conduzirão as palestras:Sylvia Abreu, Solange Lima, e Ramiro Azevedo. Posteriormente, serão destinados os 30 minutos finais para networking, com construção de rede de contatos, troca de experiências e oportunidade de fazer perguntas e de tirar dúvidas.
A participação em qualquer uma das atividades requer inscrição prévia, visto que as vagas são limitadas: 20 para cada. As inscrições para as Oficinas e para o Workshop já foram encerradas, porém, ainda dá tempo de se inscrever na Rede de Negócios, voltada para realizadores, produtoras e distribuidoras independentes.O envio das fichas de inscrição preenchidas deverá ser feito até às 23h59 de 27 de maio; a lista de pessoas selecionadas para participar será divulgada dia 29 de maio.
Quanto aos debates, de 3 a 6 de junho, das 14h às 15h30, há espaço garantido na programação do IV FECIBA para discussões online com o público que acompanha o evento por meio da internet. Presencialmente, a Mesa “A revolução vem do interior” completa a reflexão sobre o cinema e seu papel de mudança social, com as participações de Henrique Dantas, Olney São Paulo Júnior e dos cineastas Lula Oliveira e Geraldo Moraes, com mediação do professor Marcelo Lins.
O IV Festival de Cinema Baiano, a vitrine do cinema da Bahia, conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual. São apoiadores institucionais do IV FECIBA: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Editus Editora da UESC, Costa do Cacau Convention Bureau, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Águia Branca. São apoiadores do IV FECIBA: Secretaria de Cultura de Ilhéus, TV Santa Cruz, Educadora FM e TVE Bahia, UP! Mídia Digital, Gabriela FM, Goca Moreno, ErTour Transportes, Unick Camisaria, Zetta Byte Informática, dos restaurantes Barrakítika, Sabor do Sul, Gabriela Cravo e Canela, dos hotéis Ilhéus Praia Hotel, La Dolce Vita, Indaiá Eco Village e Jardim Atlântico Resort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário