quinta-feira, 29 de maio de 2014

Reitora da UESC é recebida pelo presidente francês

Presidente Hollande em discurso no Palais Elysée na
 abertura da Semana da América Latina e do Caribe
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro e os demais reitores brasileiros que participam da comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, na França, foram recepcionados ontem(28), no Palais de l'Elysée, com a presença do Presidente da República da França, François Hollande, por ocasião da Semana da América Latina e do Caribe na França.
Comitiva da ABRUEM na recepção no Palais de l'Elysée, com a
presença do Presidente da República da França, Sr. François Hollande,
 durante a Semana da América Latina e do Caribe na França
.
No mesmo dia de atividades da Comitiva da Abruem, foi recebida no Ministério das Relações Exteriores, pela Sra. Anne Grillo, que destacou a importância dos intercâmbios culturais, científicos, acadêmicos e profissionais para aquele país e para a América Latina, no momento em que os governos estão empenhados em favorecer ou viabilizar os meios para que os estudantes de graduação e pós­graduação possam realizar seus estudos em outros países. Isto possibilita melhorar a qualificação para o mercado de trabalho e corresponder ao que as comunidades de cada país esperam de seus alunos.
Alex Giacomelli, representante da Embaixada do Brasil, destacou a importância do sistema universitário brasileiro e do momento histórico para o Brasil, em razão do Programa Ciência Sem Fronteiras, da França, que mudou o perfil da diplomacia brasileira, pois passou a dedicar parte do seu tempo em ações voltadas ao setor de educação. Isso fez com que o Itamarati procurasse viabilizar um setor para a cooperação educacional em todas as embaixadas do Brasil nos principais destinos dos estudantes no exterior. A estrutura de apoio é que faz a intermediação e cadastramento dos estudantes do Brasil para à França e vice versa. Essas informações possibilitam melhor gerenciamento sobre os eventos realizados nos locais onde os alunos realizam seu projeto de intercâmbio.
Giacomelli informou que em 15 e 16 de setembro será realizado em Paris o II Fórum de Educação Superior com o objetivo de avaliar e estudar novas possibilidades para as cooperações entre Brasil e França. O Professor Carlos Fernando Calado, presidente da Abruem, enfatizou o potencial do sistema estadual de ensino superior e da nossa característica de ser um sistema localizado preponderantemente no interior do país. Isso faz com que nossas universidades possam atingir uma clientela que não é assistida pelo sistema federal. 
Expressou também as atuais preocupações em relação à formação de professores e de médicos, assim como de outros profissionais necessários ao desenvolvimento do Brasil, e a intenção de ampliação das cooperações entre países interessados em receber e enviar estudantes para estudos e pesquisas.
Universidade de Sorbonne ­ Paris IV
Também na quarta-feira(28) , a delegação a brasileira foi recebida pelo reitor da Universidade de Paris ­ Sorbonne, Prof. Dr. Barthélémy Jobert, que deu as boas vindas aos visitantes e apresentou a Paris VI como sendo tradicionalmente voltada para as Ciências Sociais e essa vem trabalhando intensivamente no sentido de aplicar a multidisciplinaridade nos seus processos de formação em integração universidades de outras áreas de conhecimento, como, por exemplo a Universidade Pierre e Marie Curie na região de Paris.
O reitor da Universidade de Paris destacou o grande interesse de por em prática os acordos de cooperação para mobilidade de estudantes, em especial com alunos oriundos do Brasil, e que a Sorbonne dispõe de meios e estrutura para fazer a melhor acolhida aos alunos estrangeiros. Informou , ainda, que Sorbonne se prepara para iniciar atividades em educação a distancia em janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário