sexta-feira, 30 de maio de 2014

Saúde toma medidas de bloqueio por causa de caso grave de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde já está executando os procedimentos de bloqueio em razão da confirmação de uma morte de paciente, moradora de Itabuna, com suspeita de dengue hemorrágica. A vítima, uma menina de seis anos de idade, residia no conjunto habitacional BNH, no bairro Banco Raso, e estava hospitalizada em Ilhéus. O óbito foi registrado na manhã de quinta-feira. Em 18 meses, este é o primeiro caso de dengue grave com morte em que a vítima residia em Itabuna.
Técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica fizeram pesquisas de campo na área em que a criança residia e no trajeto que ela fazia de casa para a escola, tendo encontrado apenas um foco do mosquito, um esgoto com pequena quantidade de larvas, nas proximidades da residência de familiares. Nenhum foco foi encontrado próximo à escola que ela frequentava.
A Vigilância Epidemiológica já efetuou borrifação espacial durante o dia e repetirá a operação ontem a noite, na região onde a casa da menina se localiza. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a busca-ativa de novos casos no bairro Banco Raso e áreas adjacentes e não encontrou nem histórico de pacientes com registro de dengue e nem mosquito.
Mesmo com suspeita de que a criança tenha morrido vítima de dengue grave, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou amostra de sangue da paciente para o Laboratório Central - LACEN, em Salvador. O resultado deve chegar em até 30 dias. Até lá as ações de vigilância permanecem e a orientação de como a população pode ajudar a combater o mosquito e evitar a dengue serão reforçadas, informou o secretário Plínio Adry.
Segundo o secretário a população pode colaborar, inclusive denunciando supostos focos do mosquito (cabeça de prego). Plínio também destaca que, sem cooperação e participação no controle do mosquito Aedes aegypit, não haverá êxito, pois não depende apenas dos esforços e investimentos do poder público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário