quarta-feira, 21 de maio de 2014

UESC amplia convênios com Instituições de Ensino Superior de Cuba

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, celebrou convênios com instituições de ensino superior de Cuba. Os acordos foram assinados pela reitora Adélia Pinheiro que participou da missão de trabalho e da primeira Conferência Científica Internacional "Ciência, pensamento e ação para um Futuro Sustentável", na cidade de Havana, naquele país, juntamente com os reitores das demais Universidades Estaduais Baianas (UESB, UEFS e UNEB). 
O evento foi promovido pela UNESCO, Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (INSTEC), Academia de Ciências de Cuba e Cyted Rede com o objetivo de troca de experiências entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento sobre ciência e tecnologia no contexto das estratégias de desenvolvimento sustentável, estado atual e perspectivas, integração e participação como pré-requisitos essenciais para o desenvolvimento.
Juntamente com o professor/Dr. Fermin de la Caridad Garcia Velasco, do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, a reitora Adélia Pinheiro, renovou e estabeleceu novas oportunidades de colaboração internacional. Alguns convênios foram assinados, também, com as universidades participantes da missão. Dentre os avanços colaborativos alcançados, no caso específico da UESC, foi renovado o acordo com o INSTEC, que funciona desde 2009, através do qual vêm sendo desenvolvidas atividades cooperativas envolvendo os Programas de Pós-Graduação em Física e Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e a pós-graduação no INSTEC.
Pré-clínica e farmacologia
Outros entendimentos entre os dirigentes de universidades baianas e cubanas possibilitam aos Departamentos e Colegiados da UESC e das demais instituições de ensino superior estabelecerem ações cooperativas científicas e de ensino para formação de profissionais nas áreas de pré-clínica, farmacologia e toxicologia de compostos dirigidos à saúde humana e animal. Intercâmbio de docentes, pesquisadores e especialistas; organização e desenvolvimento de Programas com o Instituto de Geografia Tropical, (IGT – CITMA).
A Universidade Estadual de Santa Cruz estabeleceu convênio com Centro Nacional para La Producción de Animales de Laboratorio (CENPALAB) visando a formação de pós-graduação; avaliação de produtos e medicamentos; intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e outros; intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos, bem como a formação de profissionais nas áreas de pré-clínica, farmacologia e toxicologia de compostos dirigidos à saúde humana e animal. Avaliação de produtos e medicamentos; Intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e outros; Intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos.
Intercâmbios
A UESC e a UNEB estabeleceram parceria com Instituto de Geografia Tropical, (IGT – CITMA) para intercâmbio de docentes, pesquisadores e especialistas. Organização e desenvolvimento de programas de formação de pós-graduação. Organização e participação em eventos. Intercâmbio de informações, publicações, pesquisas e material de consulta. O intercâmbio de estudantes para realização de pesquisas. As duas universidades baianas fizeram parcerias em áreas de comum interesse. Intercâmbio de estudantes para realizar pesquisas e treinamentos com a Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de La Construcción de Cuba, (UNAICC).
Também com o Centro de Investigaciones Psicologicas y Sociológicas (CIPS) a UESC e a UNEB formalizaram parcerias em áreas de comum interesse para o encaminhamento de ações conjuntas que permitam por em prática um programa de formação de dupla titulação nas áreas de Sociologia e Psicologia. Promover eventos em áreas de comum interesse. Propiciar o intercâmbio de professores e alunos para estudo e pesquisa. Propor um convênio Marco de Colaboração entre as duas instituições
A parceria estabelecida com a Universidad de las Ciencias de Informáticas, (UCI) e Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas, (InSTEC) incluem a UESC, UNEB e UEFS visando o encaminhamento de ações conjuntas que permitam por em prática um programa de formação de dupla titulação nas áreas de Informática. Promover eventos nas áreas de interesse. Propiciar o intercâmbio de professores e alunos para estudo e pesquisa. Propor um Convênio Marco de Colaboração entre as instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário