Documento sugere a elaboração da versão final do Plano Regional de Formação de Competências de Nível Médio e Superior. Uma tabela de oportunidades, lacunas e complementariedade.
O Comitê de Instituições Públicas de Ciência e Tecnologia para o Planejamento do Parque Tecnológico do Sul da Bahia, reunido na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, nesta quinta(18) e sexta-feira(19) formulou um documento em que apresenta as atividades e planos de formação específicos de cada instituição para, na sequência, elaborar uma visão preliminar e conjunta das áreas de sombreamento interinstitucional, assim como de lacunas e oportunidades de formação e competências de Nível Médio e Superior no Sul e Extremo Sul da Bahia. Participaram das discussões reitores, pró-reitores e representantes da UESC, CEPLAC, UFSB, IFBA e IF Baiano,
A reitora da UESC, Adélia Pinheiro, frisou que "o esforço conjunto não se esgota nesses dois dias de reunião. Na verdade se fazem imprescindíveis as discussões que envolvam e entrelacem as Instituições de Ensino Superior e no caso da Ceplac, de Pesquisa e Extensão, que tem a ver com o desenvolvimento regional."
"O enriquecimento do capital cultural com a chegada do IF-Bahia IF-Bahiano e mais, recentemente, da Universidade Federal do Sul da Bahia nos garante a oportunidade de tecermos um outro percurso que potencialize as nossas capacidades em oferta de oportunidades para a Região e consolidação de projetos de desenvolvimento para o Sul da Bahia. É imprescindível evitar a duplicidade de esforço público para que possamos, efetivamente, ampliar as oportunidades. Sem duplicidade estaremos ampliando ofertas e oferecendo um cardápio de possibilidades," destacou a reitora Adélia Pinheiro.
Centrados nas questões relacionados a Formação Inicial e Continuada, o Comitê avaliou que, os cursos de Formação Inicial caracterizam-se como o ponto de partida para o ingresso no mercado de trabalho, habilitando o indivíduo à atuação em determinada área do conhecimento. Já a Formação Continuada é compreendida como um processo permanente de aperfeiçoamento e atualização das experiências profissionais adquiridas, onde o trabalhador tem a oportunidade de ampliar suas competências profissionais.
O professor Gesil Sampaio, acrescenta que os sistemas agroflorestais com fonte de produção primária, em que por meio de interações entre os seus componentes, criam condições para a convivência harmônica com os recursos naturais, oportunizando aprendizado aos diferentes níveis da sociedade, e permitindo a qualificação no planejamento, implantação e manejo de sistemas agroflorestais produtivos, sustentáveis e socialmente inclusivos. Com relação a Gestão Integrada e Sustentável de Propriedades Rurais, esta visa otimizar a produção simultânea de diferentes produtos, subprodutos e derivados, agregando valor aos processos produtivos em propriedades familiares desde a preparação do solo até a comercialização cooperada de derivados e subprodutos com foco na sustentabilidade ambiental e social.
O agente de Conservação Produtiva, especializado na produção de commodities e especialidades agrícolas de forma agregada à prestação de serviços ambientais sob a copa de espécies nativas por meio da otimização de incidência solar. Conforme o professor Gesil, a Agroecologia destina-se à garantir a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais e ao mesmo tempo a segurança alimentar.
A Tabela Síntese propõe a elaboração da versão final do Plano Regional de Formação de Competências de Nível Médio e Superior. Trata-se de uma tabela de oportunidades, lacunas e complementariedade que apresenta as necessidades. Nas áreas de Formação Inicial e Continuada os cursos: de agente agroflorestal, sistemas agroflorestais, agente viveicultor, agente de conservação produtiva, manutenção de computadores, turismo, programação web, hotelaria, redes de computadores, operador de máquinas, almoxarifado, marcenaria, gastronomia, todos os cursos do setor de construção civil, atendente comercial e gastronomia.
Cursos Técnicos - agroindústria, agropecuária (no caso do extremo Sul da Bahia incluído o café e a fruticultura), agroecologia, piscicultura, atendente de saúde em enfermagem. em eletroeletrônica, em eletromecânica e instrumentação, gestão integrada e sustentável da propriedade rural, movelaria, técnico em redes, gestão pública, técnico em agrimensura, marcenaria de precisão
Cursos de Graduação - Em nível graduação são propostos curso em Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica (com ênfase em culturas regionais), Biologia (PS+TF), Biotecnologia, Saúde Coletiva,Gastronomia, Sistemas de Informação, Design, Jogos Digitais (tecnólogo), Farmácia, Tecnologia e Engenharia de Controle e Automação, Logística, Arquitetura, Gestão Integrada e Sustentável da Propriedade Rural, Enfermagem, Engenharia de Computação, Marketing, Engenharia de Agrimensura, Gestão de Negócios, Engenharia de Transportes, Recursos Humanos, Engenharia Portuária, Psicologia, Engenharia de Petróleo e Gás, Gestão Pública e Matemática Industrial.
Pós Graduação - São propostos os cursos Mestrado e Doutorado em Agroecologia, Mestrado e Doutorado em Extensão Agroflorestal, Mestrado e Doutorado em alimentos, Mestrado e Doutorado em Agricultura de Precisão, Especialização em Cacau-Chocolate e outros derivados.
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