quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Estudantes, professores e servidores da UESC já contam com "Um lugar para ler"

Armário com os livros
 O projeto da Editus tem o apoio da TV Santa Cruz e é uma proposta de incentivo a leitura e divulgação das produções dos autores regionais
Coordenadora  local do Proler, Glória de Fátima, Rita Virgina Diretora da
Editus e a reitora Adélia Pinheiro abrindo o primeiro Armário
"A iniciativa da Editus, inclui toda comunidade acadêmica. A leitura é um processo de contínuo aprendizado, ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico e é fonte inesgotável de temas para melhor compreender a si e ao mundo, " frisou a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz , Adélia Pinheiro, ao abrir o primeiro armário do Projeto "Um lugar para ler". O projeto da Editora da UESC, com o apoio da TV Santa Cruz é uma proposta de incentivo a leitura e divulgação das produções dos autores regionais. 
Com o Projeto "Um lugar para ler" alunos, professores e servidores terão um motivo a mais para aproveitar os espaços do campus. Os banquinhos e mesas, usados para o bate-papo entre amigos e para momentos de estudo, ganharam um colorido especial com plotagem indicativa. O leitor poderá pegar um livro da Editus, em armários instalados no térreo dos Pavilhões Adonias Filho e Jorge Amado e Edifício José Haroldo Castro Vieiras (Torre Administrativa) e escolher um lugar para curtir a leitura. 
A professora Rita Virgínia, diretora da Editora da UESC, enfatiza que "para que outras pessoas também possam desfrutar desta oportunidade, é importante o cuidado com o manuseio dos livros e que eles sejam colocados de volta em um dos armários após a leitura. Como também, a importância de conservar os adesivos que deram uma nova cara para os bancos e mesas do Campus. O apoio de todos é fundamental. O leitor poderá contribuir com o Projeto, por meio da doação de livros, desde que estejam em bom estado de conservação e que sejam de interesse do público. " destaca Rita Virginia.
Citando Daniel Pennac "o verbo ler não suporta o imperativo. Aversão que partilha com alguns outros: o verbo “amar”... o verbo “sonhar”... bem, é sempre possível tentar, é claro. Vamos lá: “Me ame!” “Sonhe!” “Leia!” a coordenadora do Comitê local do Proler, Profa. Glória de Fátima destacou os direitos imprescritíveis do leitor: 1) O direito de não ler; 2) O direito de pular as páginas; 3) O direito de não terminar de ler o livro; 4) O direito de reler; 5) O direito de ler nâo importa o quê; 6) O direito ao “bovarysmo” (doença textualmente transmissível); 7) O direito de ler não importa onde; 8) O direito de “colher aqui e acolá”; 9) O direito de ler em voz alta; 10)O direito de se calar.
bancos plotados
Para professora Élida Paulina Ferreira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, falando como usuária, "alguém acostumado a ler sabe onde buscar respostas para suas dúvidas e como se atualizar. O projeto da Editus é fundamental para toda comunidade"
Já a professora Maria Luíza Nora lembrou que "o ato de decifrar ou interpretar bem o sentido das coisas ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida.Isso é possível através da boa leitura." E destacou os livros do professor Ruy Póvoas recomendando "Da porteira para fora: mundo de preto em terra de branco, como uma das grandes opções do armário instalado na portaria da Torre Administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário