quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Primavera dos Museus conta com apresentações culturais em espaços públicos

Convento Nossa Senhora da Piedade é um dos Museus da cidade
Na programação do evento, constam shows dos grupos Mulheres em Domínio Público e de capoeira Liberdade, apresentação de alunos da escola municipal e de voz e violão. Ilheenses também podem participar da visita guiada no Museu do Mar e da Capitania da Maramata. 
Com o objetivo de estimular um maior acesso da população à cultura, a Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizam a 8ª Primavera dos Museus, que se estende até o próximo dia 29. Neste ano, o tema do evento, que envolve 761 instituições, é Museu e Criatividade. Em Ilhéus, o evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). "Apoiamos a iniciativa por representar uma estratégia alinhada com a política desenvolvida por esta gestão no apoio ao patrimônio imaterial e preservação da memória ilheense", afirma o titular da Secult, Paulo Atto.
Todos os museus do município estão desenvolvendo atividades especais para a semana. Também será promovido um evento no espaço púbico voltado para exposição das manifestações culturais locais. A abertura ocorre nesta quarta-feira, dia 24, na Praça J.J. Seabra (ao lado do Palácio Paranaguá), a partir das 14 horas. As atividades prosseguem na quinta e sexta-feira (dias 25 e 26), em frente à Câmara dos Vereadores, sempre do período das 14 às 20 horas. Conforme informa o secretário Paulo Atto, além dos ilheenses ,devem passar pelo local cerca de 600 estudantes de outros municípios que estão em Ilhéus, no encontro de Hospitalidade, Turismo e Lazer.
Na programação do evento, com início nesta quarta-feira, dia 24, constam shows dos grupos Mulheres em Domínio Público e de capoeira Liberdade, apresentação de alunos da escola municipal Alberto Hage, de Itajuípe, além de voz e violão com os intérpretes Alessandro Lessa, Amanda Andrade, Alex Costa e César Bispo.
Por sua vez, a curadora do Memorial Misael Tavares, Maria Helena Tavares, informou que uma das propostas da 8ª Primavera dos Museus é mostrar aos ilheenses as principais peças do acervo até então desconhecidas da população, assim como o artesanato, as comidas e, principalmente, a cultura. 
Museu do Mar e da Capitania - Inserida na programação da 8ª edição da Semana Nacional dos Museus, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) realiza visita guiada no Museu do Mar e da Capitania. Interessados devem comparecer à fundação vinculada à Prefeitura de Ilhéus, no Bairro de Nova Brasília, a partir das 10 horas, até esta sexta-feira, dia 26. Após conhecer todo o acervo, os visitantes são conduzidos ao Oceanário Virtual.
O Museu do Mar e da Capitania foi remodelado, teve seu espaço ampliado com divisão física entre a área biológica e a área histórica para proporcionar maior interação com o público. O espaço possui um rico acervo biológico dividido em duas partes. A da marinha, com um grande número de animais marinhos, peixes, aves, repteis e diversos outros; já a parte da capitania conta a história de Ilhéus, a partir de antiguidades.
O Oceanário Virtual, considerado o segundo da Bahia, possui três TVs para exibição de imagens do fundo do mar, em uma ambiência formada por luzes e climatização adequada para possibilitar ao visitante a sensação de estar no oceano. Escolas e agências de turismo podem ligar para o número (73) 3632-3698 e agendar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário