terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reforma da Casa Jorge Amado, em Ilhéus, inclui intervenções físicas e requalificação do acervo

As intervenções consistem em manutenção do telhado, substituição dos vidros das janelas, pintura geral e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico. O projeto também inclui a requalificação do acervo, nova proposta visual para as salas do pavimento superior, proteção dos livros, bem como a exibição de arquivos multimídia sobre a obra e a vida do literato que dá nome à casa.
A reforma da Casa de Cultura Jorge Amado, localizada no centro de Ilhéus, inclui intervenções físicas e requalificação do acervo. As ações, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), desde o final de agosto, estão previstas para ser concluídas no final do mês de setembro, quando o espaço será reaberto para visitação. Segundo o secretário Paulo Atto, as intervenções possibilitarão uma melhor estruturação do espaço, oferecendo aos visitantes uma organização mais adequada à apreciação da vida e obra do escritor. 
Estão sendo executadas a manutenção do telhado, substituição dos vidros das janelas, conserto de portas e janelas, pintura geral e revisão dos sistemas elétrico e hidráulico. Será também apresentada aos visitantes uma linha do tempo ilustrada do escritor numa parede inteira da casa que não existia no projeto anterior.
O projeto também contempla nova proposta visual para as salas do pavimento superior, incluindo a exposição de novas gravuras, bem como novo projeto visual sobre as capas dos livros traduzidos para 49 idiomas, além da disponibilização de arquivos multimídia para exibição sobre a obra e a vida do literato que dá nome a casa.
Além da Casa Jorge Amado, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, realizou intervenções pontuais na estrutura do Centro Cultural de Olivença e espera, até o início do verão, entregar à população os prédios do General Osório e do Teatro Municipal de Ilhéus totalmente reestruturados.
História – A Casa de Cultura Jorge Amado, foi inaugurada em 1988. O imóvel foi construído pelo pai do escritor em estilo neoclássico, com cerca de 600 metros quadrados e hoje abriga um interessante acervo do escritor, possui uma pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso trabalhado em madeiras nobres da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário