quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Febre Chikungunya: Riscos e cuidados

A Universidade Estadual de Santa Cruz, divulgou nota sobre a "Febre Chikungunya: Riscos e cuidados".
A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia (Suvisa) já confirmou, até o dia 30 de setembro de 2014, 722 casos em dez municípios, destacando-se Feira de Santana com 83,93% dos registros, de Febre do Chikungunya, incluído um caso em Ilhéus e outro em Itabuna . 
O transmissor da doença é o mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue. A pessoa contaminada apresenta febre de início súbito, artralgia (dores nas articulações), mialgia (dores musculares), cefaleia, fotofobia (sensibilidade a luz) e exantema (erupções cutâneas). 
A Suvisa alerta para importância da notificação imediata em até 24 horas, através do meio de comunicação mais rápido disponível, de casos compatíveis com a doença, para garantir a oportunidade das medidas de prevenção e controle da transmissão.
RECOMENDAÇÕES
Manter repouso. Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas. Evitar automedicação. Manter amamentação. Procurar uma unidade de saúde. Evitar exposição à ação de mosquitos.
ATENÇÃO
Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses ou anos. Geralmente ocorrem vários casos próximos. Pode acontecer ao mesmo tempo que a dengue.
CONDIÇÕES DE RISCO
Gestantes. Menores de 2 anos. Maiores de 65 anos. Pessoas com comorbidade
ATENÇÃO: 
É CONTRA INDICADO O USO DE ANTIFLAMATÓRIO NA FASE AGUDA DA DOENÇA. A ORIENTAÇÃO É FAZER COMUNICAÇÃO A UM AMBULATÓRIO MÉDICO, E O USO DE DIPIRONA OU PARACETAMOL PARA TRATAR AS DORES. EM CASO DE ALERGIA A ESSAS MEDICAÇÕES, USAR CODEÍNA, MAS NUNCA ANTI-INFLAMATÓRIO. ESTE SÓ PODERÁ SER UTILIZADO APÓS 60 DIAS DA DOENÇA, EM MÉDIA, POIS ELE PODE DESENCADEAR HEMORRAGIA. 
Informações e Contatos
www.saude.ba.gov.br/gtdengue
gerenciadengue@gmail.com
divep.cevesp@saude.ba.gov.br
(71) 9994-1088 (CEVESP) 
OUVIDORIA: 08002840011
O tratamento da doença consiste no alívio dos sintomas, que são semelhantes aos da dengue – febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema – que costumam durar de três a 10 dias. A terapia utilizada é composta de analgésicos (paracetamol), hidratação e repouso.
Em 30 de setembro, número dos casos notificados de Chikungunya por município de residência, Bahia 2014*.
Feira de Santana 606 
Riachão do Jacuípe 99** 
Salvador 10 
Juazeiro 1 
Lauro de Freitas 1 
Planaltino 1
Ilhéus 1 
Rio real 1
Itabuna 1 
Tapiramutá 1
Total geral 722 
Fonte: Secretarias Municipais de Saúde (SMS) * Dados sujeitos a alterações
** 99 casos com registro de artralgia dentre 117 notificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário