segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ilhéus está com 20% da frota do transporte coletivo renovada

Do total de 120 veículos da frota total, 25 já foram substituídos. Além disso, foram instados sistema GPS em toda a frota.
Conforme anunciado em maio deste ano, pelo prefeito Jabes Ribeiro, o sistema de transporte coletivo do município de Ilhéus teria que cumprir, ainda em 2014, algumas providências para proporcionar melhores serviços aos usuários. Uma delas diz respeito à renovação da frota. Dos 120 veículos que atendem à população do município, 25 já foram substituídos por novos, o que equivale a 20% da frota. Desse total, 15 pertencem à empresa Viametro e 10 à São Miguel.
Os novos veículos têm suspensão a ar, o que diminui os impactos e torna o percurso mais confortável para o usuário, e são todos adaptados para acessibilidade de portadores de deficiência física, inclusive com elevador Foca, que possui um dispositivo que reduz irregularidades no movimento de subida e descida. Além disso, os ônibus ganharam novo layout, bancos acolchoados e motor Euro 5, que emite menos poluentes ao meio ambiente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, ratifica que as melhorias implantadas no sistema de transporte público de Ilhéus são voltadas para ampliar a qualidade do serviço prestado à população. “A previsão é que até o final de 2016, toda a frota esteja devidamente renovada”, frisa o gestor.
Conforme Albalgli, todos os 120 veículos já dispõem de sistema GPS, outro compromisso firmado pelo prefeito Jabes Ribeiro. Segundo o secretário, a São Miguel já instalou o acesso ao Centro de Controle de Operações (CCO) na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Sutran), permitindo ao órgão acompanhar e manter maior controle sobre o fluxo dos ônibus. A empresa Via Metro está em processo de adaptação.
Ainda, o secretário informa que até o final deste mês de dezembro, será implantada a tela de monitoramento no Terminal Rodoviário Urbano, para que os usuários possam visualizar o itinerário de sua linha, a partir do número de identificação. Essas melhorias foram determinadas após os resultados da auditoria realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), contratada neste ano para realizar estudos sobre o sistema de transporte coletivo do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário