quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Jovens atendidos pelo CREAS – Medida falam de sonhos no Natal

Jovens e adolescentes que participam das atividades do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS – Medida e do Projeto Grapiúna Cidadão, mantido no Jardim Grapiúna, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), participaram de festa promovida pela Prefeitura de Itabuna, na manhã desta quinta-feira, quando falaram dos seus sonhos neste Natal. A maioria deles cumpre medidas socioeducativas determinadas pela Justiça visando à sua reintegração social.
Além dos jovens e seus familiares, também participaram do evento o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira, assistentes sociais, psicólogos e técnicos da SAS. A confraternização marca o encerramento das atividades neste ano. Após as apresentações musicais dos alunos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) houve a entrega de presentes. 
A jovem T.S.S., 14 anos, que cumprirá medida socioeducativa durante seis meses, disse que é importante aos adolescentes em conflito com a lei ter a oportunidade de mostrar que comportamentos errados podem ser melhorados. “Estou participando das atividades do CREAS há pouco tempo, mas nunca me senti tão bem como agora. Hoje, sei o que fiz de errado e como devo de portar diante do outro daqui para a frente”, afirmou.
Já para P.R.M.M., 16 anos, ir acompanhado da família às festas de fim de ano é um conquista para qualquer jovem. “Há sete meses estou cumprindo atividades socioeducativas no CREAS. Meu presente de Natal para minha família é finalizar as atividades na próxima terça-feira com bom comportamento”, observou o adolescente.
“Fiquei seis meses cumprindo atividades socioeducativas. Sei que agora sou outra pessoa pelos amigos que fiz aqui e pelo aprendizado. A partir de agora vou ter uma vida melhor e vou orgulhar a minha família. Eu precisava mudar. Este momento natalino é tempo de coisas boas. É uma oportunidade que temos para fazer uma mudança interior e uma reforma espiritual”, disse emocionado o jovem S.S.D, 19 anos.
A mãe do adolescente J.R.S., 17 anos, afirma que não só os jovens vivem momentos bons no CREAS, mas os pais e familiares também. “Meu filho já foi agressivo e estava sempre procurando um briga. Depois de cumprir seis meses no CREAS convive em paz com todo mundo. Sua mudança confirma o resultado positivo das ações do CREAS-Medida. Hoje ele já está trabalhando e vive para ajudar a família”, afirmou a mãe, bastante feliz.
Segundo a coordenadora do CREAS - Medida, Rosana Bandeira, que há mais de oito anos atua no programa, a confraternização realizada pela Prefeitura de Itabuna marca o Natal para os jovens, adolescentes e suas famílias. “Sabemos que esses jovens não nasceram predestinados a ser nenhum marginal. Por isso, é preciso ações e oportunidades como esta para socializar cada vez mais os que precisam de ajuda”, explicou Rosana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário