quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dissertação do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da UESC destaca Desenvolvimento como Liberdade

A primeira defesa de dissertação, do Programa em Economia Regional e Políticas Públicas, do Departamento de Ciências Econômicas(PERPP), da UESC, ocorreu no dia 5 de fevereiro. “Índice de Desenvolvimento como Liberdade: uma proposta teórico-metodológica de análise” foi o trabalho de autoria da mestranda Sarah Farias Andrade, sob a orientação da Profa. Dra Mônica de Moura Pires. Participaram como membros da banca os professores doutores Abel Rebouças São José da UESB e Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, docente do Programa.
O trabalho apresentado buscou discutir e delinear um índice de desenvolvimento baseado no conceito das liberdades instrumentais de Amartya Sen. Fez-se uma proposição de mensuração do desenvolvimento a partir de cinco indicadores: Liberdades Políticas, Facilidades Econômicas, Oportunidades Sociais, Garantias de Transparência, e Segurança Protetora. Foram apontadas variáveis para sua composição e formas de cálculo, baseando-se nos conceitos de desenvolvimento de Sen.
Banca examinadora: Drs. Moema Cartibani Midlej,
Abel Rebouças e Monica  Pires
A primeira defesa contou com as presenças do Pró-Reitor de Extensão da UESC, Prof/ Dr. Alessandro Santana, que enfatizou o momento histórico para o Programa e para Departamento de Economia, e a contribuição na formação de novos mestres para o país; e o Diretor do Departamento de Ciências Econômicas, prof. Dr. Pedro Lopes Marinho acrescentando "que esse tudo isso é resultado da trajetória do curso de graduação, que neste ano completa 50 anos de existência."
A coordenadora do Programa, profa/Dra Andréa da Silva Gomes, ressaltou a importância dessa primeira defesa, salientando o esforço de um grupo de professores do DCEC na elaboração da proposta de mestrado, que em outubro de 2012 foi aprovada pela CAPES, na área interdisciplinar, iniciando suas primeiras atividades em março de 2013, representando uma conquista para a comunidade acadêmica científica. 
O programa possui duas linhas de pesquisa. A primeira, Desenvolvimento Regional, discute, entre outros temas, o desenvolvimento regional, tomando-se como referência os espaços urbano e rural, focando as relações entre economia regional e política pública. A segunda, Estado, Sociedade e Mercado, aborda a relação entre si e as fontes de conflitos mais importantes entre os seus atores e os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento regional.
O mestrado, acadêmico, visa discutir questões de economia e da política pública no contexto do desenvolvimento regional e preencher uma lacuna na região Sul da Bahia de cursos com esse enfoque, abrangendo profissionais de diversas áreas do conhecimento, especialmente de economia e administração. O processo de seleção do mestrado é realizado por meio de edital, divulgado no segundo semestre de cada ano, para preenchimento de dez vagas. Atualmente são doze professores e vinte e cinco discentes em três turmas .
Este anos, no mês de fevereiro, três dos nove discentes da turma 2013, já defenderam os seus trabalhos e foram aprovados para cursos de doutorado em universidades federais do país. Thiago Cavalcante de Souza, para o curso de doutorado em Economia da Universidade Federal da Paraíba, Sarah Farias Andrade e Kaiza Correia da Silva Oliveira, ambas para o curso de doutorado em Economia da Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário