quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Ilhéus repassa R$ 2,4 milhões à Santa Casa de Misericórdia



Repasse estava bloqueado e foi liberado após determinação do Prefeito Jabes Ribeiro e sucessivas investidas da Secretaria de Saúde de Ilhéus, em parceria com a direção da Santa Casa.
A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, responsável pelo funcionamento do Hospital São José e Maternidade São Helena, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 18, o repasse de R$ 2,4 milhões de reais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cujo valor é proveniente do Governo Federal, através do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização). A entrega do cheque foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante ato ocorrido no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, com a participação do secretário de Saúde, José Antonio Ocké, e do provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira.
Segundo o prefeito, o repasse corresponde a 14 parcelas de cerca de 171 mil reais cada, que estavam atrasadas desde 2013. O valor foi depositado equivocadamente, pelo Governo Federal, numa conta bancária do Governo do Estado, referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC), repassada pelo Ministério da Saúde para entidades do setor filantrópico que realizam mais de 70% dos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, agradeceu o empenho do governo municipal para desbloquear a verba e afirmou que a chegada dos recursos ajudará a entidade a regularizar débitos no setor trabalhista e na área de manutenção das instalações, além de permitir melhorias nos apartamentos da Maternidade Santa Helena, a única em funcionamento no Município. Participaram também da solenidade, os vereadores Roque do Sesp, Nerival, Ivo Evangelista, James Costa, Josevaldo Machado, Valmir Freitas, Gilmar Sodré, Aldemir Almeida e Luiz Carlos Escuta, líder do governo na câmara, além da equipe de diretores da Secretaria de Saúde e outros servidores.
O prefeito Jabes Ribeiro finalizou o encontro ao lembrar o esforço do Município para manter equipamentos de saúde importantes, como a Maternidade e a UTI da Santa Casa. “Optamos por repassar os 2,4 milhões de reais de uma só vez à Irmandade por entendermos a necessidade que passam todas as Santas Casas do Brasil e também por ter conhecimento do esforço daqueles trabalhadores e trabalhadoras na manutenção de um serviço de qualidade para nossa população”, disse.
Investimentos – O secretário de saúde, Antônio Ocké, frisou que a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus está próxima de assegurar verbas, em parceria com a Prefeitura, para a qualificação de mais seis leitos da maternidade, ampliando o atendimento neonatal, que já é modelo na região. Ainda sobre a entidade, Ocké destacou a reunião realizada, na última semana, em Salvador, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, na qual tratou-se do credenciamento ao SUS do Centro de Hemodinâmica de Ilhéus, que será instalado também nas dependências da Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário