quinta-feira, 26 de março de 2015

Agravamento da crise nas universidades estaduais da Bahia pode resultar em greve geral a partir do dia 8

A Associação de Docentes da UESC (ADUSC) aprovou o estado de greve com a possibilidades de paralisação total a partir do dia 8.
Os professores querem que seja revisto os cortes impostos pelo governador Rui Costa, aos orçamentos das universidades estaduais.
A aprovação do estado de greve não significa que os professores cruzarão os braços imediatamente. Trata-se de um sinal de alerta para sensibilizar o governo a abrir um canal de diálogo com o movimento.
O mesmo indicativo foi aprovado em assembleias realiadas pelas associações docentes das Universidades Estaduais do Sudoeste da Bahia e de Feira de Santana.
Fórum de Reitores
Na tentativa de encontrar uma solução para evitar o agravamento ainda maior da situação da Universidades Estaduais da Bahia  o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia da prossegue com reuniões de negociação com Secretarias de Estado da Bahia e divulgou a seguinte nota:

Dando continuidades às iniciativas de buscar atendimento ás necessidades e à pauta das Universidades Estaduais da Bahia, o Fórum de Reitores destas instituições participou de reuniões no último dia 18 de março na Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e na  Secretaria de Relações Institucionais (SERIN).
Na manhã do dia 18, o Fórum de Reitores, representado pelos Reitores José Carlos Barreto de Santana (UEFS) e José Bites de Carvalho (UNEB), acompanhados das equipes técnicas da áreas de planejamento e administração das quatro Universidades, reuniram-se com o Secretário de Planejamento quando, mais uma vez, expuseram a situação crítica que ameaça a sustentabilidade e regular funcionamento das instituições, agravada ainda no ano em curso por nova diminuição do orçamento destinado ao custeio e investimento e a existência de Débitos de Exercícios Anteriores (DEA).
Os números relacionados aos DEA já haviam sido encaminhados com antecedência para a SEPLAN e, após explicação técnica do Chefe de Gabinete, o Secretário de Planejamento o autorizou a iniciar tratativas e negociações com as Secretarias da Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Administração (SAEB) para garantir o repasse de recursos que permitam às Universidades saldar estas dívidas sem onerar o orçamento do ano em curso, cabendo aos Reitores o acompanhamento e cobrança das providências.
Na tarde do mesmo dia 18, os Reitores José Carlos Barreto de Santana, Adélia Pinheiro (UESC), José Bites de Carvalho e Paulo Roberto Pinto Santos (UESB), estiveram em reunião com o Secretário da Secretaria de Relações Institucionais,  SERIN, e com a presença do Coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Educação (CODES/SEC). Durante o encontro os Reitores reiteraram a importância de se encontrar formas de financiamento específico para a assistência estudantil nas Universidades Estaduais da Bahia, ressaltando que, atendendo a reivindicação do Fórum, o Programa de Governo do então candidato Rui Costa incorporou este compromisso.
Após discussões preliminares sobre o atual perfil dos estudantes das Universidades Estaduais da Bahia e a necessidade real de entender as políticas de acesso e permanência como políticas de inclusão social, acordou-se pela elaboração de um diagnóstico inicial, a ser feito pelas Universidades e encaminhado para a CODES até o dia 7 de abril. O documento norteará as discussões em reunião agendada para o dia 14 de abril quando deverão ser definidos os encaminhamentos que os representantes do Governo proporão para a questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário