sexta-feira, 27 de março de 2015

Aplicativo para exame de dengue é testado pela primeira vez em Ilhéus

A tecnologia foi usada durante visita do subsecretário de saúde do Estado, Roberto Badaró, nesta quinta, 26, a Ilhéus, acompanhado do prefeito Jabes Ribeiro
Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Ilhéus, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram a formação de uma “força tarefa” para ações compartilhadas para o enfrentamento do problema. A proposta do prefeito Jabes Ribeiro foi discutida nesta quinta-feira, 26, durante reunião com o sub-secretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró, na presença das respectivas equipes técnicas.
Como resultado desse entendimento, a Secretaria de Saúde do Estado aplicou em Ilhéus o primeiro teste do aplicativo desenvolvido para exame de detecção de dengue, cujo resultado pode ser revelado após 20 minutos.
“Temos adotado todas as providências para assegurar as ações de combate à proliferação da dengue. Num momento como esse o que vale é somarmos as forças e atuarmos com eficiência para o bem da saúde pública”, declarou o prefeito. Durante o encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também apresentaram o relatório da coordenação de Vigilância Epidemiológica sobre a evolução da infestação de dengue no Município.
“Eu trouxe a equipe, não só a equipe de vigilância, mas a equipe de laboratório, primeiramente, para que a gente teste um novo equipamento, que é um teste rápido pra diagnóstico de dengue, que já está sendo feito pra chikugunya. Esse, pra dengue, que estamos testando aqui pela primeira vez. Ele é acoplado a um leitor inteligente, se chama “smart reader”, que é de onde vem a tecnologia: você acopla o teste, lê o teste, coloca os sintomas que o paciente está tendo e ele lhe diz qual a probabilidade daquele caso ser verdadeiro de dengue ou chikugunya”, afirma o sub-secretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró.
O equipamento foi testado no Pronto Atendimento (PA) da dengue, unidade exclusiva montada no bairro Cidade Nova, com o objetivo de concentrar o diagnóstico, por volta de meio dia, na paciente Josenilda Dias Santos, acompanhado pelo secretário de Saúde de Ilhéus, José Antonio Ocké. O equipamento permanecerá em Ilhéus durante dois dias, para auxiliar o atendimento dos casos suspeitos de dengue na cidade. “Vamos deixar o aparelho aqui, pra que ajude ao médico, ao agente de saúde, a identificar o caso, fazer o georreferenciamento, porque no celular, ele tem transmissão por GPS”, declarou Robereto Badaró.
Sobre o trabalho conjunto com o município, o secretário afirmou: “Estamos aqui com o prefeito Jabes Ribeiro, o secretário José Antonio Ocké, e que estavam preocupados com a dengue, porque realmente há casos já confirmados da dengue. O que a gente precisa é juntar esforços pra verificar se realmente há aumento progressivo de casos e dar continuidade ao que já vem sendo feito. As vezes, o recursos locais não são suficientes porque o numero de casos é grande. Aí, precisa melhorar a estrutura, deslocar temporariamente equipes pra gente poder fazer o combate ao mosquito”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário