segunda-feira, 1 de junho de 2015

ABRUEM promoveu do 56º Fórum de Reitores

A professora Adélia Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, ratificou que as discussões do Fórum visam fortalecer a educação no Brasil.
O 56º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), foi realizado no salão de eventos do Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana-RJ, com o tema central “Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e perspectivas no contexto atual". A entidade é presidida pela Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro.
Em seu discurso, Adélia Pinheiro ressaltou "a necessidade de buscarmos o marco legal para constituição do Sistema Nacional Público de Ensino Superior, em que pese o reconhecimento do momento de crise no pais com impactos sobre as universidades estaduais e municipais, mas a educação deve ser preservada.Temos grandes desafios que se projetam para o futuro, frente à crise que se apresenta e, diante disso, precisamos trabalhar fortemente para que não percamos de vista a qualidade, não só na educação superior, mas também na educação básica”, refletiu a presidente Adélia Pinheiro.
O professor Dilvo Ristoff, do MEC, em seu discurso, fez um registro importante quanto ao aumento das matrículas na educação superior e básica nas universidades brasileiras. Segundo ele, as instituições que integram a ABRUEM, são responsáveis por uma parcela significativa dessa inclusão. "A ABRUEM trabalha em prol da melhoria do ensino superior público brasileiro, e os fóruns são uma oportunidade de discussão de temas importantes para as instituições públicas de ensino superior públicas estaduais e municipais," disse.
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Reis Ferreira; o representante do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff; o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o cônsul geral do Canadá, San Jeev Chowdhvry; e o reitor da UNIRIO e presidente do CRUB, Luiz Pedro San Gil.
Na instalação do Fórum, os reitores foram recebidos pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, em coquetel, no salão nobre do Palácio Guanabara, sede do governo. Na ocasião, além dos cumprimentos de praxe, a presidente da ABRUEM reafirmou "a importância dos sistemas estaduais de educação superior e a expectativa de apoio às universidades e centros universitários do estado do Rio de Janeiro," disse a presidente da ABRUEM, Adélia Pinheiro. O Governador do Rio de Janeiro, por sua vez, destacou a importância das universidades no momento de crise atual.
O Fórum Nacional de Reitores promovido pela ABRUEM, foi uma realização da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário