terça-feira, 25 de agosto de 2015

Continua a festa do centenário da Paróquia de São João Batista

Com a participação comunitária, a Paróquia São João Batista comemora 100 anos de história de fé e vida. Continuam nesta semana seis dias de programação que marcam as noites na Praça São João Batista, no bairro do Pontal, em Ilhéus.
Além de celebrações e shows, o evento conta com a Expo 100, salas de exposições com panorama da história de Ilhéus, da Diocese, do Bairro do Pontal, da Paróquia, do Padroeiro São João Batista, assim como traz elementos do patrimônio cultural e religioso, e trabalhos voltados para crianças com oficinas de arte e educação promovidas pelo Pontal Criativo.
Nesta segunda-feira (24), será realizada às 19h missa para Benção das mil casas, com Pregador Pe. Antônio Marcos e Presidência do Pe. Joelson Dias. Às 20h, missão junto à benção das mil casas na Nova Brasília, Sapetinga e Pontal. Já na terça-feira (25), acontecerá às 19h30 homenagem aos benfeitores da Paróquia, com Presidência do Pe. José Cristo, que fará show seguido da Banda Vinde e Vede.
Conheça a História 
 Em 1915, a antiga comunidade de São João da Barra, vila de Pescadores, deu lugar à Paróquia São João Batista. À época, o Bispo Diocesano D. Manoel Antônio de Paiva desmembrou o arraial do Pontal da freguesia de São Jorge dos Ilhéus e anexou a Olivença, Una e Xapuri, hoje Arataca, criando a Matriz de São João Batista, que ficava situada no antigo Beco do Cruzeiro, hoje, travessa do Bonfim.
Em 1916, a Matriz foi transferida para a praça principal do Pontal. Com o passar do tempo, as paróquias anexadas ficaram independentes, e, mais tarde, foram criadas e desmembradas as paróquias de São Francisco e Nossa Senha das Vitórias nos bairros com os mesmos nomes.
Atualmente, a Paróquia São João Batista tem duas comunidades: Sagrada Família, na Sapetinga e São Pedro, na Nova Brasília.
É momento de gratidão a todos que fizeram e fazem parte dessa história, em especial a todos os párocos e freiras, líderes pastorais e movimentos que, com seus trabalhos e dedicação, fizeram desta, uma Igreja atuante na Diocese de Ilhéus.
São 100 anos de história de fé e vida.

Bispo Diocesano – Dom Mauro Montagnolli
Pároco – Padre Joelson Dias
Colaboradores – Padre Ivan Ramos e Diác. Marcos Antônio Magalhães
Consultor Histórico – José Resende e José Nasal
Consultor Artístico – Josenildo Normandia
Comissão de Curadoria e Exposição – Rosana Nogueira Santos, Lisandra Oliveira Matos Raad, Cleide Cavalcante da Silva, Rossane Oliveira M. de Sales, Erivane Aparecida M. Santana, Geórgia Arouca, Joseane Silva da Silva, Renata Melo, Miguel Eduardo dos Anjos, Solange Melo, Cristiana Maia, Maria da Conceição P. Almeida, Eliana Mendonça, Niary Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário