segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vive um dia histórico

Dr Juvenal Nassri, Enfermeira Marleide Figueiredo e
o Provedor Eusínio Lavigne Gesteira 

Hospital São José faz a primeira captação de órgãos para transplante e instala o mais moderno centro de Hemodinâmica do interior baiano. Vai beneficiar pacientes do SUS, conveniados e particulares. 

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus viveu um dia histórico. O Hospital São José, mantido pela instituição, realizou, na ultima quinta-feira (26), a primeira captação completa de múltiplos órgãos. Também, passou a disponibilizar a mais nova tecnologia em hemodinâmica tridimensional do interior da Bahia. “Com isso, foi ampliada a nossa capacidade de atendimento aos pacientes do SUS, conveniados e particulares, de Ilhéus e toda região Sul da Bahia,” comemora o provedor Eusínio Lavigne Gesteira.

Órgãos para Transplante

Segundo o coordenador clínico e diarista da UTI do Hospital São José, Dr Juvenal Mascarenhas Nassri, “oito pessoas terão a chance de uma nova vida com os órgãos retirados para transplante.” Coração, fígado, pâncreas, pulmões, córneas e rins poderão ser transplantados em pacientes que estão na fila de espera, na Bahia e em outros Estados.
Os órgãos eram de um homem, de 35 anos de idade, que havia sido transferido do hospital de Jequié e teve morte encefálica confirmada ao chegar à Santa Casa de Ilhéus. Equipes de Ilhéus, Salvador e Itabuna estiveram envolvidas nas captações contando com o auxílio de vários profissionais da saúde do Hospital São José, graças à utilização da estrutura e modernos equipamentos da unidade. 
“Temos um protocolo a seguir. O primeiro, constatar a morte cerebral. Ela é confirmada por meio de exames feitos em intervalos, sem interferência externa e realizados por médicos diferentes. Depois fazemos um exame por imagem para constatar a morte cerebral. Então, colhemos sangue para provas de compatibilidade e sorologias para que seus órgãos possam ser disponibilizados para o banco nacional de órgãos,” explica o coordenador médico do Hospital, Dr Juvenal Nassri.

Novo sistema de Hemodinâmica começa a funcionar 

Outro grande serviço disponibilizado à população de Ilhéus e da Região sul da Bahia e o de Hemodinâmica. “É o mais moderno do interior da Bahia, composto por uma avançada infraestrutura que respeita todas as normas da vigilância sanitária, utilizando moderno equipamento de Angiografia Digital em 3D,” destacam o Dr. Juvenal Nassri e a Enfermeira Marleide Figueiredo, consultora hospitalar da Santa Casa de Ilhéus.

Diagnósticos avançados

 “O setor está equipado para realizar os mais avançados diagnósticos e procedimentos terapêuticos com identificação de doenças do sistema cardiovascular e tratamentos micro invasivos destas patologias. Além de realizar cateterismos cardíacos, procedimentos invasivos (colocação de Stent’s coronarianos) e tratamentos dos aneurismas cerebrais e determinados tumores, dentre outras doenças,” afirma enfermeira Marleide.
O médico e professor, Juvenal Nassri destaca que "estamos incorporando ao Hospital São José inovações de intervenção cirúrgicas significativas e que produzem os melhores resultados para os pacientes, principalmente, de tratamento da patologia e recuperação mais rápida do paciente." A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, aguarda a agenda das autoridades estaduais e municipais para inaugurar, oficialmente, o equipamento que está instalado em uma sala especial no centro cirúrgico, com seis leitos semi-intensivos e próximos a UTI garantindo ao paciente maior segurança e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário