sexta-feira, 6 de novembro de 2015

UESC sedia Palestra/Diálogo com a presença do MEC para discutir Base Nacional Comum

Estão convidados representantes de secretarias estaduais e organizações sociais para aprofundar o assunto 
Com o tema "Base Nacional Comum e a educação infantil: desafios e perspectivas", será realizado nesta segunda-feira(9), às 8h30min, no auditório Jorge Amado, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a "Palestra/Diálogo", sobre "A Base Nacional Comum Curricular da educação infantil". Como convidadas as professoras Profª Silvana de Oliveira Augusto (Instituto Vera Cruz,SP /Representante do Ministério da Educação- MEC), Rose Maria Pereira de Souza Bonfim (FBEI) e Emilia Peixoto Vieira (UESC), mediado pela Profª Cândida Maria Santos Daltro Alves (UESC/DCIE).

A professora Cândida Alves ressalta a importância da participação social no evento. "Estamos vivendo um momento impar na educação brasileira. Após a aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, e a elaboração dos Planos Municipais de Educação, em 2015, um novo desafio surge para a educação, a discussão da Base Nacional Comum Curricular/BNCC. Temos até 15 de dezembro deste ano para propor ao MEC nossas argumentações para o documento. Depois, será submetido ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) até junho de 2016, quando termina o prazo previsto no PNE para estabelecer uma "proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento".
Ela acrescenta que "para a educação infantil, a temática é desafiadora, haja vista que vivenciamos um longo período na história da educação brasileira para reconhecê-la como primeira etapa da educação básica. A BNCC problematiza questões importantes e atuais no que concerne ao que queremos para a educação e para a nação, principalmente, para decidirmos o que queremos e como materializar a educação para as nossas crianças. Sendo assim, é importante que o documento final seja um instrumento político, cultural e científico formulado com base em uma construção coletiva e democrática."
"É com esse objetivo que os projetos de Extensão “Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil” e “Brincando e Aprendendo na Educação Infantil” em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI e demais entidades, como Forsec, Amurc, Undime/Bahia, UNCME/Bahia, e o Mec farão na UESC, durante todo o dia 9, o debate com a temática “Base Nacional Comum e a educação infantil: desafios e perspectivas,” frisa a professora Cândida. 
Com mais essa ação, os projetos de extensão do Departamento de Ciências da Educação, Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, coordenado pela Profª Drª Emilia Peixoto Vieira, e Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, coordenado pela Profª Drª Cândida Maria Santos Daltro Alves, querem continuar a estreitar as relações com os municípios e suscitar um espaço público de discussão, reflexão e socialização das informações.
"Nessa perspectiva, a fim de assegurar a legitimidade desse processo numa ação coletiva e democrática, os projetos de extensão aliam-se a diferentes entidades e sujeitos da sociedade civil (professor/a, coordenador/a, diretor/a de creche, pré-escola ou unidade municipal de ensino, representante de ONG atuante na Educação Infantil, de associação de profissionais da educação, sindicato de profissionais da educação, entidade nacional ou internacional de defesa à infância, instituições de ensino superior públicas e privadas, Secretarias Municipais de Educação, Centros de Educação Infantil particular, comunitária, filantrópica ou confessional, membros do Conselho Municipal de Educação, da Secretarias Municipais de Saúde ou Assistência Social e profissionais da área de educação ou ainda estudantes de pedagogia," conclui Cândida Daltro Alves. 

Programação
TEMA: Base Nacional Comum e a educação infantil: desafios e perspectivas
8h30 - Abertura com apresentação das entidades presentes

9h00 - "Palestra/Diálogo" – A Base Nacional Comum Curricular da educação infantil

Convidadas

Profª Silvana de Oliveira Augusto (Instituto Vera Cruz/SP /Representante do MEC)

Profª Rose Maria Pereira de Souza Bonfim (FBEI)

Profª Drª Emilia Peixoto Vieira (UESC)

Mediadora do debate: Profª Drª Cândida Maria Santos Daltro Alves (UESC/DCIE)

10h30 - Intervalo

10h45 – Debate com participação da plenária

12h - 13h30 - Almoço

13h30 - "Palestra/Diálogo" – A Base Nacional Comum Curricular da educação infantil

Convidadas

Profª Gilvânia da Conceição Nascimento (UESC/DCIE/UNCME)

Profª Rosilene Vila Nova (UNDIME)

Profª Plautila Souza Neves (FBEI)

Mediadora do debate: Profª Drª Claudia Celeste Lima Costa Menezes (UESC/DCIE)

15h - Intervalo

15h15 – Debate com participação da plenária

16h30 - Mobilização e Fortalecimento do Fórum da Educação Infantil Baiano - Polo Sul Bahia. Grupo Gestor FBEI

Profª Rose Maria Pereira de Souza Bonfim (FBEI)

Profª Plautila Souza Neves (FBEI)

Profª Drª Emilia Peixoto Vieira (UESC/DCIE)

17h - Avaliação da Reunião e Encaminhamentos

17h30 Encerramento 


Promoção e Organização
Departamento de Ciências da Educação/UESC
Projeto Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil 
Projeto Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil
Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário