quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Antropólogo lança livro sobre meeiros do cacau

Mais uma publicação sobre o ser e o viver no Sul da Bahia, especificamente no espaço socioeconômico caracterizado como Região Cacaueira, será lançado este mês, na cidade de Itabuna. Referimo-nos ao livro "Os Meeiros do Cacau do Sul da Bahia: trabalho, corpo e documentação" de Emiliano Ferreira Dantas. O autor, mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Comunicação Social – habilitação em fotografia pelas Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), onde é professor assistente, tem como figura central o meeiro, misto de trabalhador rural e agricultor, artífice da economia regional centrada no cultivo do cacau.
Como explícito na apresentação, o estudo proposto no trabalho “não é uma das tantas ficções baianas, mas uma etnografia sobre pessoas que se intitulam meeiros, habitantes que dão sentido à terra, ao tempo e à lida com a mesma intimidade que colhem e saboreiam o chamado fruto de ouro. Neste contexto, o termo meeiro não define apenas uma categoria de trabalho, mas uma opção de vida e viver no tempo da roça”. A publicação tem origem na dissertação do autor para o mestrado em Antropologia na UFPE, em 2014. A pesquisa teve como fio condutor relatos de trabalhadores rurais (meeiros) nas roças de cacau de Ilhéus, Itajuípe, Itabuna, Uruçuca e Barro Preto.
A vinculação da dissertação de Emiliano Dantas ao Sul da Bahia foi despertada pelo livro Jequitibá da Taboca (UESC/Editus) e ser casado com uma senhora de Itajuípe. Em 2013 esteve na região em busca de subsídios para sua pesquisa de mestrado. No Centro de Documentação e Memória Regional (Cedoc) da UESC contou com o suporte do historiador João Cordeiro, então secretário do Centro e destacado conhecedor da história regional. O lançamento acontecerá no auditório a FTC, dia 22 às 17h30min, com o autor autografando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário