terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Aos 108 anos, Palácio Paranaguá será transformado em Museu da Capitania de Ilhéus

Com a transferência da sede administrativa da Prefeitura para o bairro da Conquista, a proposta do prefeito Jabes Ribeiro é transformar o Palácio em Museu da Capitania de Ilhéus.
“No mês em que completa 108 anos, nossa proposta é transformar o Palácio Paranaguá, um dos grandes ícones da história e arquitetura da cidade, no Museu da Capitania de Ilhéus”. A declaração foi reiterada pelo prefeito Jabes Ribeiro, que vê a necessidade de transformar o prédio em um equipamento de caráter cultural e turístico capaz de valorizar a história de Ilhéus, que já completou 481 anos de fundação. O Palácio foi inaugurado em 22 de dezembro de 1907.
Interior do Palácio
Segundo o prefeito, é fundamental que a cidade possua um equipamento dotado das condições necessárias para contar a saga ilheense de quase cinco séculos de história. “Com isso, além de preservarmos o nosso passado e fortalecermos a nossa cultura, também estaremos criando uma alternativa turística extremamente valorizada em praticamente todo o mundo”, avalia.
Para viabilizar essa proposta, o prefeito vai transferir a sede do Poder Executivo local para um novo prédio,localizadoà Avenida Brasil, no bairro Conquista, onde funcionou a antiga sede regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).A inauguração acontecerá nesta terça-feira, dia 22, às 18 horas. Antes, às 17 horas, será descerrada uma placa no Palácio Paranaguá que marcará o transcurso de seus 108 anos e a transformação em Museu.
História –Conforme relata a professora e historiadora ilheenseMaria Luiza Heine, a pedra fundamental do edifício Palácio Paranaguá foi lançada em 20 de janeiro de 1898 pelo Tenente Coronel Domingos Adami de Sá, no local onde existia a antiga casa dos jesuítas, cujas ruínas foram inteiramente demolidas. A inauguração do prédio como sede da Intendência Municipal se deu no dia 22 de dezembro de 1907, sob o comando do intendente Domingos Adami de Sá.
Segundo a historiadora, no site “Ilhéus...Com Amor!”, os trabalhos de pintura e decoração do Palácio foram realizados pelo artista italiano Oreste Sarcelli e a iluminação pelos irmãos Vita. Localizado na Praça J.J. Seabra, o prédio ocupa a parte mais elevada da mesma, no centro histórico e comercial da cidade, possui quatro fachadas e uma área construída de 1.060 metros quadrados.
O Palácio Paranaguá sofreu várias reformas ao longo dos seus quase108 anos de existência. Entre os anos de 1912 e 1916, o edifício passou por uma grande obra durante o governo do intendente coronel Antonio Pessoa, incluindo colocação de aparelhos sanitários e ampliação do mobiliário. Em 1919, apesar do pouco tempo de construído, o espaço já apresentava problemas estruturais, motivo pelo qual as repartições municipais foram transferidas para o Grupo Escolar General Osório. Em 2 de julho de 1923, o prédio foi reformado e reaberto ao público pelo Intendente coronel Eustáquio de Souza Bastos. Na oportunidade, foram substituídos os assoalhos por lajes de concreto e a cobertura primitiva por três telhados paralelos.
Conforme o romancista e historiador Francisco Borges de Barros, o prédio do Paço Municipal foi construído no período de 1898 a 1907, em pleno florescimento da economia cacaueira. “Foi um dos edifícios públicos do Estado mais luxuosos e melhor decorados e mobiliados à época. No pavimento superior funcionavam a sala do Conselho eo Gabinete daIntendência, além de secretaria, seção de engenharia, salão nobre com pintura mural e salas de audiência”, informa Borges de Barros em sua obra “Memória Sobre o Município de Ilhéus” (1981). Já no térreo estavam presentes as salas dos juízes do cível e do crime, posto médico, quartel e cadeia. Ainda segundo o mesmo autor, sua arquitetura parece ter sido inspirada no Paço dos Governadores, em Salvador, antes de sua última reconstrução, em 1912.
Homenagem - O nome do prédio, Palácio Paranaguá, é uma homenagem ao presidente da Província da Bahia, Marquês de Paranaguá, que, no dia 28 de junho de 1881, através da Lei Provincial nº 2.187, elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, permanecendo com o mesmo nome.Tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), mesmo sendo ainda a sede administrativa do Poder Executivo Municipal, o Palácio Paranaguá é um dos atrativos turísticos mais visitados no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário