terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Empresas de Ilhéus beneficiadas pelo Projeto de extensão da Faculdade Madre Tháis

 O curso de Biomedicina faz parecerias com empresas do ramo alimentício para análise de alimentos e ofereceu cursos de capacitação para os funcionários que atuam na linha de produção.
Três empresas, de Ilhéus, do setor de produção de alimentos, uma Delicatessem, uma fábrica de picolés e sorvetes e um restaurante, foram beneficiadas pelo Projeto de Pesquisa e Extensão de Analise Microbiológico de Alimentos para o Consumo Humano, coordenado pelo professor Lucas Ribeiro Carvalho, do Curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT). 
O curso de bacharelado em Biomedicina da FMT, está oferecendo a prestação de serviço na área de análises microbiológicas de alimentos para consumo humano. Com esse objetivo a Faculdade procurou empresas produtoras de alimentos, que desejassem celebrar acordo de cooperação com empresas produtores de alimentos, para análise microbiológica de alimentos, como parte das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado II, do Curso.
Como funciona
A empresa se compromete em fornecer, para os acadêmicos, amostras dos alimentos produzidos por ela, da água potável utilizada no preparo desses alimentos para o consumo humano. Os estudantes analisam o esfregaço da superfície das bancadas utilizadas, da superfície do piso das áreas de produção, de equipamentos utilizados na produção dos alimentos e além de outras amostras especificas.
Os Acadêmicos, além de estarem subordinados às normas da empresa concedente, não podem divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais, dos quais tiverem conhecimento durante a realização da análise. Caberá, somente a Faculdade, através do professor orientador, a fornecer laudos assinados das análises, bem como as recomendações necessárias para a melhoria dos serviços, sem custo para a empresa concedente.
Treinamento 
O Projeto não termina ai. A grande vantagem para as empresas e para sociedade é que a FMT, os acadêmicos e professor orientador Lucas Carvalho, fornece treinamento para os manipuladores de alimentos das empresas com emissão de certificados. O treinamento foi sobre as boas praticas de fabricação e higiene conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sem custo para as empresas parceiras, foi realizado na última sexta-feira(11).
Para os trabalhadores capacitados “o cursos foi muito bom. Elucidou duvidas, esclareceu questões fundamentais para o bom andamento da produção de alimentos, nas áreas trabalhadas.” O professor Lucas Carvalho, micro-biólogo em alimentos, lamenta que “os empresários de Ilhéus, ainda não tenham se apercebido das vantagens do Projeto para as empresas participantes. Elas terão, sem custos, uma equipe de biólogos verificando e corrigindo os problemas por ventura existentes e os seus funcionários capacitados, igualmente sem custo”
A coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís, Ana Paula Adry, vê no serviço um diferencial da Faculdade para os discentes do Curso, para a população e para as empresas, garantindo que os alimentos, por elas produzidos, tenham maior qualidade. "O curso de Biomedicina está voltado para à qualidade de vida e à saúde da comunidade com ações acadêmicas focadas nos cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população. O nosso Laboratório de microbiologia foi equipado para desenvolver essas atividades, cujos resultados levarão a um beneficio mútuo para os acadêmicos e para a população em geral," frisa a professora Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário