terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oficinas, curso e lançamento de livro marcam o encerramento das atividades do Projeto Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil

Realizado pelo DCIE da UESC em sete municípios, com apoio do FORSEC, AMURC, UNDIME/Bahia, UNCME/Bahia e o Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI
O encerramento das ações de extensão do projeto Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, realizado pelo Departamento de Ciências da Educação(DCIE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ocorre nesta semana. Entre as atividades, quarta-feira(9), às 17 horas, no espaço CEU, da Universidade, o lançamento do livro “O FUNDEB e a educação infantil”, de autoria do professor Joedson Brito dos Santos.
As atividades do curso de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos de unidades escolares da Educação Infantil, com total de 120h de carga horária, no ano de 2015, que caracteriza o projeto de extensão coordenado pela Profª. Emilia Peixoto Vieira, tem uma programação para esta terça-feira(08) das 8h às 17h, com as oficinas “Regulamentação da educação infantil nos sistemas municipais de educação e o papel dos órgãos normativos do sistema - diretrizes e encaminhamentos”, ministrada pela professora Gilvânia Nascimento e, “Financiamento da educação e gestão financeira escolar”, pelo prof. Dr. Joedson Brito dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins, ex-aluno da UESC. 
O curso de formação “O financiamento e a educação infantil”, também com o professor Joedson Brito dos Santos, destinado aos alunos do Mestrado, Área de Políticas Educacionais, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/GPPGE/UESC e Fórum Baiano de Educação Infantil – Polo Sul, será realizado quarta(9) e quinta-feira(10).
Estão inseridos no Projeto os municípios de Una, Ilhéus, Camacan, Ubaitaba, Canavieiras, Santa Luzia e Maraú, reunindo cerca de 30 coordenadoras pedagógicas. Ao longo do ano foram realizadas onze oficinas com temáticas pertinentes à coordenação pedagógica da educação infantil. "As cursistas apresentaram um projeto de intervenção, proposta metodológica do curso e, no decorrer do ano, aplicaram em suas unidades escolares. Nos dois últimos meses, a coordenação do curso e as bolsistas do projeto realizaram visitas in loco para acompanhamento do projeto, apoio e assessoramento às atividades desenvolvidas," explica a coordenadora do DCIE, profª Rosenaide Ramos.
"O objetivo do curso foi proporcionar às coordenadoras subsídios teóricos e práticos que propiciassem a reflexão sobre seu fazer pedagógico, na perspectiva da ação-reflexão-ação, possibilitando a elaboração e o redirecionamento dos projetos educacionais de suas unidades educacionais. Pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos avaliamos que os objetivos foram plenamente alcançados," afirma a professora Emília Peixoto Vieira. 
As sete secretarias de Educação dos municípios participantes vão receber relatório técnico dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares. O Projeto contou com a pareceria e o apoio do FORSEC, AMURC, UNDIME/Bahia, UNCME/Bahia e o Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI. As atividades serão retomadas em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário