segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Professor e alunos de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís avaliam crianças assistidas pelo NAE

O Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais atendeu 27 crianças na ultima sexta-feira.
Uma boa notícia para pacientes com baixa visão e cegos, especialmente crianças, no município de Ilhéus. O Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais – Prodevi, do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Madre Thaís (FMT), amplia a sua área de atuação através de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde.
Sexta-feira (11), 27 crianças assistidas pelo Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), foram atendidas pelo Programa coordenado pelo Professor Renato Gonzaga Barreto e discentes do Curso de Fisioterapia da FMT. Em oito, destas crianças, foram diagnosticados problemas de visão que necessitam de atendimento por profissional especializado e serão encaminhadas para as Clinicas parceiras da Faculdade, neste Programa.
De acordo com o professor Renato Barreto “o objetivo é, através de recursos clínicos, criar meios para que o desenvolvimento da visão fique compatível com a idade da criança, algumas portadoras de paralisia cerebral e de outras complicações. A deficiência visual interfere no controle e desenvolvimento motor da criança. Através dessa área de atuação da Fisioterapia os prejuízos que essas alterações trazem ao portador podem ser minimizados, recuperando seu controle motor através das experiências sensoriais que possam ser oferecidas à criança enfatizando seu desenvolvimento,” explica o professor.


O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), é o único na região a oferecer essa área de atuação na Fisioterapia. O Prodevi está sendo realizado, também, no ginásio de Fisioterapia da FMT, situada na Av. Itabuna, 1491 (Gabriela Center), a partir do retorno ao período letivo da Faculdade. O atendimento é gratuito a todo portador ou suspeito de deficiência visual.

"O atendimento individualizado aos deficientes visuais, com técnicas de orientação e mobilidade para ambientes internos e externos, visando melhoria da qualidade de vida e independência funcional para as atividades da vida diária e profissionais," explica o coordenador do Projeto.
Os participantes do Prodevi podem contar ainda, com serviços de apoio psicopedagógico, em parceria com Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Referência de Inclusão Educacional – CRIE (aulas de braile e acompanhamento psicológico), assistência médica oftalmológica gratuita, oferecido pelas clínicas parceiras e assistência jurídica, pelos estagiários do curso de Direito que atuam no Balcão de Justiça e Cidadania, da FMT.
Além do professor Renato Barreto, o projeto conta com a participação dos alunos (estagiários) do curso de Fisioterapia e Engenharia Civil com a função de orientar às famílias dos portadores de deficiências visual, regras de acessibilidade e adequação de mobiliário, de forma a possibilitar-lhes maior liberdade e menos riscos de acidentes domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário