terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Faculdade Madre Thaís amplia Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais

“Fisioterapia Ocular e Oportunidade para inclusão”. O curso de Fisioterapia da FMT é o único na região a oferecer essa área de atuação profissional.
O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), está tornando a cidade de Ilhéus numa referência no campo da habilitação e reabilitação de deficientes visuais. O Núcleo de Pesquisa e Extensão, da Faculdade, realiza o Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais – PRODEVI, no ginásio de Fisioterapia da FMT, situada na Av. Itabuna, 1491 (Gabriela Center), às terças-feiras, das 14 às 18 horas. O atendimento é gratuito e individualizado aos deficientes visuais. Utiliza técnicas de orientação e mobilidade para ambientes internos e externos, visando melhoria da qualidade de vida e independência funcional para as atividades da vida diária e profissional.
Fisioterapia Ocular e Oportunidade para inclusão
Para o professor Renato Gonzaga Barreto, coordenador do Programa “os problemas da visão como ambliopia (olho preguiçoso), visão subnormal, cegueira, insuficiência de convergência, além de crianças na primeira infância que apresentam desalinhamento dos eixos oculares, paralisias transitórias oculomotoras e pacientes que tenham queixas relacionadas com a leitura, uso de computadores e celulares com ou sem refração já podem se beneficiar com a Fisioterapia Ocular.”
Ele explica que “essa área da fisioterapia, ainda pouco conhecida pela população e até mesmo pelos profissionais, basicamente trabalha a musculatura ocular, propriocepção e o controle postural, a fim de promover qualidade de vida e independência ao indivíduo, seja ele adulto ou criança. É importante lembrar que a responsabilidade de capacitá-lo para as atividades de vida diárias está também nas mãos do fisioterapeuta, e isso inclui também a promoção da autonomia para o trabalho que é consideradoo "passaporte" para a inclusão dos indivíduos na sociedade, à qual é preciso se adequar para ser aceito.” 
Frisa que “o equilíbrio é extremamente importante para o corpo humano e a visão é um dos sistemas essenciais para o controle postural. Em condições normais, os órgãos da visão contribuem com 85% dos estímulos encaminhados ao cérebro para a realização da aprendizagem e desenvolvimento da locomoção e mobilidade (ARAÚJO, 2012). Como a criança com visão subnormal ou cegueira congênita é desprovida de conhecimento prévio, a falta de consciência destes caminhos sensoriais resulta em crianças com alterações da coordenação motora e problemas nas respostas cognitivas. Daí, a importância da intervenção fisioterapêutica adequada e precoce para habilitá-la e contribuir para uma melhor qualidade de vida.”
“O Programa de Reabilitação e Orientação para Deficientes Visuais da FMT neste ano de 2016 está ampliando suas atividades para atender ao público infantil, que apresenta algum tipo de deficiência visual. Recentemente, professores e estudantes do Curso de Fisioterapia da FMT e em parceria com o Núcleo de Atendimento Especializado da SMS, cadastraram 13 crianças com este perfil e está convidando a população Ilheense e da região (adultos e crianças) para comparecer ao Ginásio de Fisioterapia da Instituição, a partir do dia 02 de fevereiro, para triagem de modo a se beneficiar com as ações do PRODEVI. O Programa funciona todas as terças-feiras, das 14:00 às 18:00 horas,” lembra o professor Renato Barreto.
Apoios
Os participantes do PRODEVI contam, também, com serviços de apoio psicopedagógico, em parceria com Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Referência de Inclusão Educacional – CRIE (aulas de braile e acompanhamento psicológico), assistência médica oftalmológica gratuita oferecido pelas clínicas conveniadas - Cenoe, Elclin e Hospital de Olhos de Ilhéus -, e assistência jurídica, pelos estagiários do curso de Direito que atuam no Balcão de Justiça e Cidadania, da Faculdade Madre Thaís.
Além do professor Renato Barreto, o projeto conta com a participação dos alunos (estagiários) do curso de Fisioterapia e Engenharia Civil.Os alunos de Engenharia Civil tem a função de orientar às famílias dos portadores de deficiências visual, regras de acessibilidade e adequação de mobiliário, de forma a possibilitar-lhes maior liberdade e menos riscos de acidentes domésticos. 
Fonte:
ARAÚJO,Jamile Caroline Garbuglio. Fisioterapia em Reabilitação Visual (2012). In: PORTAL EDUCAÇÃO -. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário