sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ilhéus define esquema de segurança para Carnaval Antecipado

Mais de 400 agentes das Polícias Civil e Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e segurança privada estarão empenhados em tornar a festa tranquila para os foliões
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 22, pela manhã, no auditório do Centro Administrativo de Ilhéus, na Conquista, presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro, foi definido o esquema der segurança para os três dias do Carnaval Antecipado, que ocorre no período de 29 a 31 deste mês, na Avenida Soares Lopes. O plano vai contar com 250 soldados disponibilizados pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que serão distribuídos em postos elevados e entre os foliões, além de policiais civis, bombeiros e guardas municipais e cerca de 80 seguranças particulares.
Participaram do encontro o diretor regional da 7ª Coorpin, delegado André Aragão, a Delegada do Turista, Adriana Paternostro, representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito (Sutran), além dos secretários de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Turismo, Josenaldo Cerqueira, e de Comunicação Social, Valério de Magalhães, e o chefe de Gabinete, Victor Veiga. De acordo com o prefeito, a segurança é uma área que requer muita atenção, "já que é fator determinante pra uma festa tranquila, de paz, como os ilheenses e turistas merecem".
De acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o esquema de segurança já vinha sendo discutido, há cerca de três meses, com o objetivo de "minimizar qualquer risco de incidente que atrapalhe a festa". O efetivo voltado à segurança vai contar com 25 integrantes da Guarda Municipal e outros servidores da Polícia Civil, que vão atuar nos registros de ocorrências policiais, assim como na orientação sobre documentos perdidos, entre outros. O delegado André Aragão afirmou que a estrutura será equipada com computadores e internet, como forma de agilizar o atendimento.
O capitão Hosannah, da PM, afirmou que o trabalho do efetivo policial se concentrará no combate a ações possivelmente danosas ao folião, como de pessoas que se embriagam e acabam se envolvendo em confusões, no controle do acesso à festa, utilizando detectores de metais, assim como na inibição de pequenos crimes, como furtos.
No circuito do carnaval será proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro, a fim de evitar que esse tipo de material seja utilizado como arma. A cavalaria da PM estará de plantão, atuando exclusivamente na faixa de areia da praia da Avenida. Presente na reunião, o Major Admilson, subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), disse que a atuação do efetivo ficará focada na fiscalização das estruturas, como trios elétricos, camarotes, ambulantes, entre outros.
Isolamento –
A região que compreende o circuito da festa, na Avenida Soares Lopes será isolada, permitindo a entrada na área somente para foliões que passarem pelo detector de metais. O trânsito nas proximidades também sofrerá modificações, que estão sendo definidas pela Sutran, de acordo com o superintendente Isaac Vinhas.
Atrações –
Entre os dias 29 e 31 deste mês, atrações de renome vão sacudir a Avenida Soares Lopes: A Vingadora, Olodum, Tatau, Durval Lélys, entre outros. O carnaval antecipado de Ilhéus vai levar para a avenida também artistas e bandas regionais, como Na Pega da Lôra e Lordão. Essa é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, com apoio da Bahiatursa – Governo do Estado, Associação de Turismo (Atil) e Costa do Cacau Convention Bureau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário