segunda-feira, 7 de março de 2016

Governo do Estado garante reforço para o combate ao aedes aegypti em Ilhéus

Serão feitos aportes de insumos, como medicamentos e soro, e de equipamentos, para ampliar os esforços da Prefeitura de Ilhéus no combate ao aedes aegypti
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu a visita do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas-Boas, no último sábado, 5 de março, pela manhã, no Centro Administrativo do Município, no bairro Conquista. O encontro, agendado antecipadamente durante reunião realizada em Salvador, serviu para pontuar as ações de apoio do governo baiano à campanha de combate ao mosquito aedes aegypti que está sendo encetada na cidade e na zona rural. Na oportunidade, o secretário Villas-Boas confirmou o envio, nos próximos dias, de insumos e equipamentos com a finalidade de ampliar o trabalho de prevenção e de atendimento aos pacientes.
A reunião contou com a participação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, do deputado estadual Eduardo Salles, do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, e da secretária de Saúde do município de Itacaré, Stela dos Santos Souza. O prefeito Jabes Ribeiro expôs as necessidades de Ilhéus no sentido de dar maior dimensão às ações de combate ao mosquito, a exemplo do carro fumacê.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, o Governo do Estado fará aportes de insumos, como medicamentos e soro, e de equipamentos, para ampliar os esforços da Prefeitura de Ilhéus no combate ao aedes aegypti. 
Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o compromisso assumido pelo secretário envolve providências “tanto para otimizar o atendimento à população nos dois pronto atendimentos, quanto para reforçar o combate ao mosquito”.
Após a reunião no Centro Administrativo, o prefeito e o secretário, acompanhados de comitiva, fizeram visita ao novo Pronto Atendimento (PA) instalado pela secretaria municipal de Saúde, na Avenida Vereador Marcus Paiva, para casos suspeitos de dengue, zika vírus e chikungunya. Participaram ainda a deputada estadual Ângela Sousa e a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Marise Eduane.
Novo PA - O secretário Fábio Villas-Boas reconheceu a demanda do município com relação às infecções causadas pelas três doenças e aos índices de infestação do aedes aegypti. No entanto, parabenizou a manutenção dos dois prontos atendimentos implantados para acolher a população. “São espaços climatizados, com estrutura para atender mais de 500 pessoas ao dia e já temos a confirmação do prefeito de que serão abertas novas unidades, para, enfim, suprir toda a demanda”.
O Pronto Atendimento visitado, no último sábado, foi inaugurado na quinta-feira, dia 3, no prédio onde funcionou a clínica Sacro. O espaço conta com 30 leitos para medicação e aplicação de soro, uma equipe integrada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e capacidade instalada para atender mais de 300 pessoas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário