quarta-feira, 27 de abril de 2016

Em Ilhéus, Terreiro de Odé promove mostra de cinema

Cena do filme "O pagador de promessas" (1962). Ft_Divulgação
Com a proposta de tornar o Terreiro de Odé - localizado no Alto do Basílio, em Ilhéus - um espaço cultural voltado para o cinema, será realizada a mostra de filmes CINE ODÉ, com sessões mensais gratuitas que estimulam a valorização e o conhecimento das culturas religiosas brasileiras de matrizes africanas e indígenas. As próximas exibições acontecem dias 30 de abril e 01 de maio, sempre no último fim de semana de cada mês até junho. A mostra é uma realização do Bahiadoc – Arte Documento e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). 
Os realizadores e curadores da mostra são Fabrício Ramos e Camele Queiroz, cineastas independentes baianos que escolheram exibir uma ampla e diversificada cinematografia baiana e brasileira, que inclui filmes consagrados e independentes. "O Cine Odé é o primeiro projeto que acontece dentro do Terreiro desde a morte de Pedro Faria e tem atraído um público crescente que reúne universitários, antigos filhos de santo da casa, moradores do bairro Alto do Basílio e pesquisadores, entre outras pessoas”, explica Camele.
Toda a programação até junho e informações sobre as sessões e sobre os filmes da Mostra Cine Odé – Cinema no Terreiro podem ser acompanhadas no site do projeto: https://cineodeblog.wordpress.com e na página da Mostra no Facebook. O Cine Odé disponibiliza uma van exclusiva do projeto para facilitar o acesso do público ao local da mostra. Todas as informações sobre acesso e sobre a programação completa podem ser acessadas também no site ou diretamente pelo telefone do projeto: (73) 98110-5773.
Sobre Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamenteculturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Serviço
Mostra de Cinema filmes – Odé – Cinema no Terreiro
Quando: 30 de abril e 01 de maio, às 17h. Até junho de 2016, sempre no último fim de semana de cada mês, aos sábados e aos domingos.
Onde: No Terreiro de Odé (Pai Pedro), localizado no Alto do Basílio, em Ilhéus. A Mostra disponibilizará uma Van para facilitar o acesso do público.
Quanto: Gratuito
Contatos: Fabricio Ramos e Camele Queiroz.
Tel exclusivo da mostra: (73) 98119-5773 ou email: contato@bahiadoc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário