sexta-feira, 15 de abril de 2016

Homenagens a São Jorge, padroeiro de Ilhéus, começaram quinta-feira, 14

Os festejos terão início com a tradicional novena, que se estenderá até o dia 22 deste mês, sempre a partir das 19 horas, na Igreja Matriz de São Jorge.
Com o tema central “Misericordiosos como o Pai e Valentes como São Jorge”, foram abertas às 19h de quinta-feira, 14, as homenagens da comunidade católica a São Jorge, um dos padroeiros de Ilhéus. As festividades serão iniciadas com uma novena, que se estenderá até o dia 22, na Igreja Matriz de São Jorge, situada na rua Conselheiro Dantas, centro da cidade.
De acordo com o Padre Aldemiro Sena, pároco da Paróquia de São Jorge, o ponto alto das homenagens ao santo padroeiro acontecerá mais uma vez no dia 23 de abril (sábado), feriado municipal. Nesta data, a programação incluirá Alvorada, às 5 horas; Missa das Intenções, 7 horas; Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, às 9h30min; e grande Procissão de Fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16 horas.
O Padre Aldemiro Sena ressalta que a Igreja Matriz de São Jorge, cuja construção data de 1556 e representa um dos mais importantes monumentos históricos e religiosos do município, passa por reforma. “Já concluímos a primeira etapa, que consistiu na troca do telhado e das madeiras de sustentação. A segunda fase, que deve começar logo após os festejos, incluirá a substituição do piso e do forro”, completa, acrescentando que os recursos são provenientes dos próprios fiéis e também das quermesses, que estarão acontecendo até o dia 22, no período da noite, na frente da Igreja.
São Jorge - São Jorge foi, de acordo com a tradição católica, um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados (tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa). O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão.
Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. Além de São Jorge, Ilhéus também tem como padroeira, Nossa Senhora das Vitórias (15 de agosto). Já São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário