terça-feira, 19 de abril de 2016

Igreja Matriz de São Jorge, padroeiro de Ilhéus, passa por reforma




Datado de 1556, o templo católico já foi beneficiado pela troca de seu telhado e das madeiras de sustentação. A próxima fase contemplará a substituição do piso e também de todo o forro.
Um dos mais relevantes monumentos históricos e arquitetônicos da cidade de Ilhéus, a Igreja Matriz de São Jorge, em estilo colonial, passa por uma importante obra de reforma estrutural. Situada à Rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, a igreja representa o santo padroeiro de Ilhéus, desde a época das Capitanias Hereditárias. Além dos fiéis que prestigiam as celebrações ali realizadas, o templo católico também é visitado por milhares de turistas durante o ano.
Esta semana está sendo realizada a novena de São Jorge, cuja data magna é dia 23 de abril, feriado municipal. Mesmo sem a conclusão total da obra, o vigário geral da Paróquia de São Jorge, padre Aldemiro Sena, manteve as celebrações do padroeiro no interior do templo. Segundo ele, “a primeira etapa dos serviços, já concluída, consistiu na troca do telhado e das madeiras de sustentação. A segunda fase, que deverá ser iniciada nas próximas semanas, incluirá a substituição do piso e de todo o forro.”
O padre Miro, como é popularmente conhecido, acrescenta que os recursos utilizados na obra são provenientes dos próprios fiéis e também de eventos promovidos pela Paróquia. Além de oferecer mais conforto aos fiéis e visitantes, a obra de reforma também visa proporcionar maior segurança para o Museu de Arte Sacra, fundado em 1970. No acervo, peças raras e antigas formam um riquíssimo conjunto de valiosas imagens barrocas, adornos, objetos para cultos e documentos variados de origem sacra. 
Santo Padroeiro – Neste sábado, 23 de abril, a comunidade católica de Ilhéus comemora o Dia de São Jorge, um dos padroeiros da cidade. Com o tema central “Misericordiosos como o Pai e Valentes como São Jorge”, a tradicional novena acontece na própria Igreja Matriz de São Jorge e se estende até esta sexta-feira, dia 22, sempre a partir das 19 horas.
O ponto alto das homenagens acontecerá no sábado, 23, com uma programação que inclui Alvorada, às 5 horas; Missa das Intenções, 7 horas; Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, às 9h30min; e Procissão de Fé pelas ruas do centro da cidade, às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário