segunda-feira, 30 de maio de 2016

“Anjo Negro – a memória de Mário Gusmão” será apresentado na abertura do Festival de Cinema Baiano, em Itabuna

 A homenagem contará ainda com a exibição do filme “Anjo negro”, de José Humberto, dentro da Mostra Retrospectiva
O espetáculo “Anjo Negro – a memória de Mário Gusmão” será apresentado na noite de abertura do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que será realizado em Itabuna, de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho. O ator é o grande homenageado desta sexta edição, que já passou pelas cidades de Juazeiro, em abril e Feira de Santana, em maio.
“Anjo Negro” traz a memória de Mário Gusmão, importante ator e diretor teatral que influenciou a trajetória de muitos artistas na década de 1980 em Itabuna e toda mião Sul da Bahia, principalmente trazendo as questões da valorização do ser negro. É um espetáculo que desenvolve uma linguagem poética e dramática, trazendo na dança afro contemporânea, uma forte inspiração nos elementos da dança primitiva. O espetáculo é uma produção do Grupo de Afro do Encantarte através do Projeto “Cultura em Ação” do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense – ACAI, sob a direção teatral, coreográfica e textos de Egnaldo França. 
Nascido em 1920 na cidade de Cachoeira (BA), Mário Gusmão foi o primeiro ator negro a se formar pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde ingressou na segunda turma em 1950. Mas foram nas décadas de 1960 e 1970 que ele viveu o melhor momento de sua carreira. Durante sua passagem por Itabuna e Ilhéus, na década de 1980, Gusmão tornou-se referência para o movimento negro e artístico da região.
No cinema, participou de obras importantes para a cinematografia brasileira, como “O caipora” (1963), de Oscar Santana,“O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Na televisão, integrou o elenco das novelas “Tenda dos Milagres (1985), da Rede Globo e “Dona Beija” (1985-86), da Rede Manchete.
Ainda como parte da homenagem, a Mostra Retrospectiva do VI FECIBA, que é dedicada ao ator, exibirá o longa “O anjo negro” (1972), que narra a história de um emissário místico que representa uma síntese da cultura afro baiana, que com sua força dionisíaca, barroca, carnavalesca, selvagem e profana sacudirá os alicerces de uma família tradicional que está passando por uma crise. O filme de José Humberto Dias, foi protagonizado por Mário Gusmão e seu título passou a ser utilizado como uma qualificação ao homenageado.
O VI FECIBA, festival que valoriza o cinema, o teatro e as artes baianas, foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário