quinta-feira, 7 de julho de 2016

Conheça o vírus chinês que ataca 10 milhões de Androids no mundo

Malware criado por empresa chinesa infectou
10 milhões de dispositivos Android
Malware HummingBad já teria feito mais de 300 mil vítimas no Brasil, segundo estudo da Check Point
Pelo menos 10 milhões de dispositivos Android estão infectados por um malware chamado HummingBag, de acordo com um estudo realizado pela empresa de softwares de cibersegurança Check Point. O vírus, que foi descoberto em fevereiro, explora diversas vulnerabilidades dos aparelhos para assumir o controle do dispositivo. 
A função do HummingBad, uma vez instalado, é fazer com que os dispositivos infectados façam downloads de apps e cliquem em anúncios, ação que estaria gerando uma receita de quase 300 mil dólares por mês. De acordo com da Check Point, por trás do HummingBad estaria um time de desenvolvedores da Yingmob, uma agência milionária de análise de publicidade de Beijing. 
Além de ganhar com a publicidade fraudulenta, os autores do malware também vendem o acesso aos dispositivos e comercializam informações que estão contidas neles. 
A maioria das vítimas estão na China e na Índia, com 1,6 milhão e 1,35 milhão de afetados, respectivamente. O Brasil aparece como o sexto país mais afetado pelo HummingBad, com 366.566 casos. 
Em um comunicado, a Google afirmou que está consciente da existência desse malware e que "está melhorando constantemente seu sistema para que ele seja capaz de detectá-lo". Não há um teste para saber ao certo se o aparelo está infectado, mas caso você encontre em seu aparelho aplicativos que não baixou, o ideal é fazer um backup de seus dados e formartar o dispositivo. Especialistas também recomendam sempre checar que tipo de permissões um aplicativo solicita antes de ser baixado - se ele pedir acesso a funções que não estão relacionadas ao seu propósito, desconfie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário