segunda-feira, 11 de julho de 2016

UESC vence Prêmio Expocom


Trabalho aborda tendências e perspectivas para o futuro da televisão brasileira
O Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom Nordeste) 2016, realizado entre 7 e 9 de julho, na DeVry Unifavip de Caruaru (PE), premiou a UESC no primeiro lugar em uma das categorias do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). O projeto “Programe-se”, trabalho de conclusão de curso de Rádio e TV da UESC, conquistou o prêmio de melhor produto na categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Multimídia. “Programe-se” é um projeto realizado pelos egressos Tcharly Briglia, Dilson Reis e Tainan Piantavinha, com a orientação da professora Betânia Vilas Bôas. A proposta foi apresentada à banca avaliadora em fevereiro deste ano, obtendo um ótimo resultado. Em consequência do esforço empreendido no trabalho, os estudantes inscreveram a produção no principal congresso regional de Comunicação.
Com o tema “Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação”, o Intercom Nordeste foi um evento de grandes discussões sobre o papel do comunicador no mundo contemporâneo, sejam nos desafios ligados às áreas específicas de formação, sejam nas transformações que estão diretamente conectadas com o universo da educação. Nos três dias do evento, a faculdade DeVry Unifavip sediou debates, apresentações de grupos de pesquisa e de artigos científicos. O Expocom, prêmio concedido anualmente, é sempre um dos momentos mais aguardados, tendo em vista o teor de qualidade da produção dos estudantes e os critérios bem delimitados estabelecidos pelo júri de professores. Os selecionados para a etapa regional disputam entre si o título de melhor trabalho e representam a região no Congresso Nacional. Em 2016, a edição nacional ocorrerá em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de setembro, na USP. 
“Programe-se” concorreu com trabalhos do Ceará, Pernambuco e Fortaleza. Para a UESC, a conquista do prêmio representa muito no que compete às pesquisas e experiências de ordem prática e teórica que são desenvolvidas na graduação em Comunicação Social. O reconhecimento regional, além de valorizar a produção discente e docente, estimula os estudantes a buscarem desbravar, ainda mais, novos e desafiadores caminhos na carreira acadêmica. 
Com discussões voltadas para a área da TV, tais como os conceitos de convergência tecnológica, transmídia, hipertelevisão, segunda tela, on demand e cultura participativa, “Programe-se” é um trabalho que se desdobra em três grandes produtos: um documentário com tendências contemporâneas e perspectivas para o futuro da televisão brasileira; uma websérie de 10 episódios sobre as área de atuação de um profissional de TV, tais como telejornalismo, entretenimento e publicidade; e um e-book dividido em 12 capítulos, que representam os principais eixos conceituais e teóricos da pesquisa. Em um exercício teórico-prático, o projeto contou com entrevistas com profissionais das principais emissoras de televisão e produtoras do país, tais como a Rede Globo, a Record, a Band, a Rede TV!, as produtoras Bossas Nova Films, Conspiração, os canais Futura, ESPN, FOX, GNT, entre outros. As gravações foram realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em julho de 2015. 
Em setembro, os realizadores de “Programe-se” estarão na USP, disputando a etapa nacional do Intercom, representando a UESC. Para conhecer mais sobre o projeto, assistir à websérie, conferir o conteúdo do e-book e ter contato com conteúdos exclusivos, acesse o site http://programese.wix.com/oficial, a página no Facebook (https://www.facebook.com/programesedoc/) e o canal “Programe-se”, no YouTube. 



Um comentário: