quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Colégio Vitória vence Enem na região e lança projeto de estímulo vocacional

O Colégio Vitória, em Ilhéus, foi a instituição que, mais uma vez, apresentou o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região sul da Bahia, conquistando a liderança com 605,38 pontos. Criado em 1998, o Enem é uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e os resultados geram dados que são analisados pelo governo para que seja possível melhorar as políticas públicas de educação, além de servir como um bom boletim de desempenho individual.
O Vitória é o colégio do sul da Bahia que mais venceu o exame desde que o mesmo foi instituído. Para a diretora Ana Carolina Blanes, o resultado é um reconhecimento da qualidade do ensino implementado ao longo dos anos pela instituição, mas, a grande conquista é a possibilidade de inserir os seus alunos na maioria das unidades de ensino superior do país. “Com a nota da prova você pode entrar em universidades federais e ter acesso a bolsas parciais ou integrais em universidades particulares”, destaca a diretora.
Novos projetos
O bom desempenho dos alunos coincide com o lançamento de mais um projeto no Colégio Vitória. O “MoviMENTE” é um projeto anual que envolverá alunos de 8ª série e Curso Médio, com duração de um semestre letivo, atendendo a calendário próprio e perfeitamente adequado às demandas de avaliação e às outras rotinas acadêmicas. “O MoviMENTE propõe estabelecer e consolidar a parceria entre escola, família e estudante, na busca de caminhos e construção do indivíduo feliz, harmônico, empreendedor e colaborativo”, explica a coordenadora Ana Cláudia Yamamoto Hora.
Dentre as iniciativas haverá um Gerenciamento Vocacional, sob a orientação da psicóloga Ana Luize Dunga. O encontro terá dois momentos: GolPLAY com diferentes profissionais em estandes simulando uma atuação com os alunos e, um outro, com aplicação de testes vocacionais com estudantes do 2º e 3º anos. “A escolha profissional é um processo desafiador para a grande maioria das pessoas. Além disso, é na adolescência que a decisão se torna necessária, principalmente em funções de concepções culturais na sociedade em que vivemos”, explica a coordenadora.
Ciência e Tecnologia
Também consta da iniciativa um Projeto de Ciência, Tecnologia e Profissões com a participação dos alunos do 8º ano do Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. O evento será aberto no próximo dia 28 a partir das 18h, prosseguindo dia 29, no turno da manhã, na sede da escola e será aberto ao público. Serão realizadas Feira de Reciclagem e Reutilização, Feira de Energia, Feira do Movimento, Feira Biológica e Feira dos Números.
“A principal finalidade de realizar um projeto de ciência é a quebra dos paradigmas gerados pela educação tradicional, tornando o ensino um trabalho conjunto, onde a participação dos alunos torna todo o meio educacional sustentado pela interação do saber e da prática”, revela Ana Cláudia. “Os alunos, de modo geral, tem demonstrado comportamento que os transportam para longe dos interesses da pesquisa e do desenvolvimento de atitudes”, completa a direta Ana Carolina Blanes.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário