quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Faculdade Madre Thais começa ano letivo segunda-feira

As aulas dos cursos de graduação da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus, serão retomadas na próxima segunda-feira(30). Os discentes das turmas matutinas e noturnas de Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Enfermagem, Fisioterapia, Logística, Recursos Humanos e Serviço Social serão recebidos pelos coordenadores e professores da Faculdade nas respectivas salas.
O primeiro Encontro Pedagógico do ano, com o tema “Os desafios da educação”, foi aberto, pelo diretor geral da instituição de ensino superior, Eusínio Lavigne Gesteira, terça-feira(24), no auditório Dr. Cid Gesteira. A professora/Dra. Carmem de Brito Bahia, diretora acadêmica da Estácio FIB (Salvador), apresentou a palestra “Desafios da Educação Superior”.
Destacando que o enorme e complexo desafio de se promover o desenvolvimento social, necessita dos espaços de formação superior ampliação e qualificar na formação de seus quadros, além de produzir ações estratégicas para minimizar os déficits, com especial ênfase no papel que a formação dos professores assume no momento em que o paradigma de educação superior aponta para a necessidade de ir além das palavras.
O educador português Antonio Nóvoa ao discutir a formação de professores assegura que: “os professores reaparecem, no início do século XXI, como elementos insubstituíveis não só na promoção das aprendizagens, mas também na construção de processos de inclusão que respondam aos desafios da diversidade e no desenvolvimento de métodos apropriados de utilização das novas tecnologias” ( Nóvoa, 2009)
O conhecimento em ação uma das características do nosso tempo requer, para a manutenção de um processo permanente de aperfeiçoamento a utilização de ferramentas que nos possibilitem estar em dia com as últimas descobertas e com a capacidade de transformar dados em informações úteis. A formação de todos os profissionais deve estar atenta a essas novas demandas e a formação de professores em especial não pode prescindir dessa perspectiva de aperfeiçoamento constante. 
A programação do Encontro Pedagógico 2017.1 prosseguiu com a professora Fátima Queiroz destacando “O TCC e sua importância”; o professor Antonio Sampaio abordou “CPA: Compartilhando informações”. “NAP – Desafios alcançados” foi o tema da professora Cristiane Almeida. Coube à diretora acadêmica da FMT, professora/Ma. Tatiana Barcelos proceder ao encerramento do Encontro, na noite de quarta-feira(25), com os Procedimentos Acadêmicos e Administrativos da Faculdade.

Um comentário:

  1. O curso de Fisioterapia também estará iniciando suas aulas nesse mesmo dia!

    ResponderExcluir