quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora nesta sexta-feira sua padroeira






Nesta sexta-feira (15) o Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora 101 anos de história e serviço. A partir das 18 horas, a comunidade católica, realiza uma procissão pelas ruas do Alto da Piedade seguida da celebração de Missa. As comemorações começaram no dia 12, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, com o tema “A bem-aventurada Virgem Maria, mãe da Piedade, no mistério de Cristo e da Igreja”.
Um grito pela vida
Este ano, a Semana da Pátria foi comemorada de forma deferente pelos alunos do Ensino Médio da escola. Acompanhados pelos professores e religiosas eles promoveram uma caminhada para ressaltar os valores e princípios que oferecem solidez a formação humana integral. Um grito pela vida com a irreverência própria dos adolescentes que cantavam a musica “Sem lenço, sem documento” de Caetano Valoso. Na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, cantaram o Hino Nacional e buscaram aprofundar o tema: Brasil, somos independentes?
Foram até a Praça Dom Eduardo e dalí seguiram pela Avenida Soares Lopes até a Tenda Popular de Ilhéus. Na TPI realizou-se uma mesa redonda refletindo o mesmo tema. O evento contou com a ex-aluna do Instituto Nossa Senhora da Piedade, professora e psicóloga Alba Mendonça, abordando o aspecto social, já o professor Aderbal, a luz do tema central, focalizou a visão cultural e visão econômica foi destacada pelo professor Ramayana Vargens.
UNESCO
O Instituto Nossa Senhora da Piedade única escola da região associada a UNESCO. Este ano, todos os projetos pedagógicos e de pesquisa desenvolvidos na Piedade estão voltados para o Turismo Sustentável. Por essa razão, todas as atividades, seguem a linha da Campanha da Fraternidade da CNBB, estão relacionadas a defesa e proteção ao Meio Ambiente.
A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.
INSP
O Instituto Nossa Senhora, ou Convento da Piedade, está localizado no Alto da Piedade, na Rua Madre Thaís, numa área de 75 mil metros quadrados. São oito edifícios principais com laboratórios diversos incluindo de programação e informática, de publicidade e propaganda, auditórios, biblioteca, sala de leitura, capela, Museu da Piedade, comunidade religiosa, ginásio poliesportivo, sala de audiovisual, parque infantil, herbário, cantina, refeitório, a matinha, jardim da gruta, salão nobre, salão de conferências, sala de dança, sala de orações, sala de costura, piscina semi-olímpica, piscina infantil, três pátios arborizados e palácio destinado à parte pública da instituição, a Escola Santa Ângela.
A Capela
Em 1927, foi iniciada a construção da capela, um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica. O construtor Salomão da Silveira fez uma adaptação da planta encomendada, na França, por Madre Thaís, e a obra ficou pronta em 1929. O ponto alto da capela é o seu altar-mor, com a Imagem da Dor, imagem de Nossa Senhora da Piedade, aos pés da cruz, aconchegando ao colo o Cristo morto.

Um comentário:

  1. A escola deveria ter divulgado, esses eventos poderiam contar mais com a sociedade.

    ResponderExcluir