quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Primeira turma de Gastronomia da FMT espalha sabores pela Região


 Na última década, a cozinha sofreu uma espécie de revolução. Restaurantes de culinária sofisticada já existiam, mas a gastronomia se transformou numa prospera profissão. Os cozinheiros ganharam status de celebridade. E assim, quase com a mesma velocidade com que o creme de leite se transforma em chantilly, foram parar em programas de TV, capas de revista, colunas e redes sociais.
De olho neste nicho profissional o curso de Gastronomia da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus, já ocupa seu espaço nos diversos eventos realizados em Ilhéus e nas cidades da região Sul da Bahia. Recentemente a primeira turma de alunos de Gastronomia da Faculdade, deu show de talento no primeiro seminário de especiarias, que foi ministrado pela professora. Merice Rocha. “Os alunos demonstraram criatividade ao usar as mais distintas especiarias na elaboração de seus produtos, trazendo a história de cada especiaria utilizada,” comemora a professora Renata Sampaio Mafra de Santana, coordenadora do curso.
Outro evento foi a Feira de Tradições Culturais de Ilhéus, realizada na Praça Castro Alves. O objetivo foi movimentar o local com a participação dos comerciantes locais, oportunidade em que os visitantes tiveram para comprar artigos confeccionados artesanalmente bem como produtos alimentícios, valorizando a produção criativa do município, além de fomentarem a cultura local. “Diante disso, os alunos do curso de Gastronomia da FMT participaram do evento, contribuindo com a gastronomia regional na oferta de seus produtos,” explica a professora.
O curso superior em tecnologia da Gastronomia, da FMT, tem como objetivo graduar o profissional com condições de exercer a atividade em diferentes setores e segmentos sociais, públicos e privados. O gastrônomo está apto a elaborar desde pratos rápidos e simples até receitas sofisticadas da alta gastronomia. Entre as suas funções, se incluem, ainda, o planejamento, organização e o gerenciamento de unidades produtoras de alimentos, de forma a contatar e a negociar com fornecedores, a seleção dos ingredientes, a escolha do cardápio, a definição da tabela de preços, bem como o treinamento de pessoal e a supervisão da cozinha. Terá competência empreendedora sendo capaz de criar seu próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário