quarta-feira, 28 de março de 2018

Católicos de Ilhéus celebram a Semana Santa: o centro da fé cristã

A programação da Semana Santa de 2018, na Diocese de Ilhéus, foi aberta com a celebração do Domingo de Ramos (25) quando nas 41 paróquias espalhadas por 26 municípios, realizaram a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. A Semana Santa se encerram no dia (1º), Domingo de Páscoa. 
Esse é o período em que a Igreja Católica se prepara para viver a semana mais importante do seu calendário Litúrgico. Na Catedral São Sebastião, situada na praça Dom Eduardo, em Ilhéus, nesta quinta-feira, ao meio dia Adoração ao Santíssimo, às 19 horas, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, seguido de adoração durante toda noite. Sexta-feira Santa é o único dia em que Igreja Católica não celebra Missa - é o dia do sacrifício do Senhor – prossegue a Adoração ao Santíssimo e as 16 horas, liturgia própria da Paixão do Senhor com procissão do Senhor Morto. Sábado, a partir das 19 horas Vigília Pascal e domingo Missa da Ressurreição às 8h30min e às 19 horas. 
Na igreja São João Batista, no Pontal, a quinta-feira Santa tem confissões das 18 as 21 horas. Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, às 19 horas, seguido de Adoração ao Santíssimo Sacramento numa capela anexa a Igreja. Sexta-feira a programação começa às 5 horas com Via Sacra até o Morro de Pernambuco, prosseguindo com adoração e às 17 horas, celebração com a Liturgia proporia do dia. Sábado (31) das 8 às 16 horas, Adoração Eucarística, às 19 horas Benção do Fogo. Esta celebração começa na Rua David Maia e as 19h30min Vigília e Missa da Ressurreição com Batismo de adultos. Domingo a Missa da Páscoa será celebrada as 8 e às 18 horas. 
A Semana Santa é o centro da fé cristã. É quando são revividos os últimos acontecimentos da vida pública de Jesus e a sua entrada triunfal em Jerusalém, onde acontece todo o episódio da sua Paixão, Morte e Ressurreição. O Tríduo Pascal, Quinta, Sexta e Sábado Santo, é imprescindível para o cristão católico de tal modo que celebrar a Ressurreição é celebrar a vida, o desdobramentos de tudo que foi vivido até chegar à Ressurreição de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário