População carente beneficiada pelo Balcão de Justiça e Cidadania da FMT

O Balcão de Justiça e Cidadania está disponível para atendimento gratuito à população carente que enfrenta dificuldade de acesso à Justiça. O atendimento acontece há cerca de dois anos, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13 horas, na Faculdade Madre Thaís (FMT), na Av. Itabuna, 1491, Gabriela Center, em Ilhéus. O atendimento, gratuito, é realizado por estudantes de Direito da FMT, supervisionados pela coordenação do curso e em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia o atendimento ocorre por tempo indeterminado. 
De acordo com o professor, Josevandro Nascimento, coordenador do curso de Direito da FMT, “o objetivo é promover a pacificação social, através de sessões de mediação e conciliação. A atuação é preponderante nos casos de família, como divórcio, fixação de pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade e dissolução de união estável, mas também engloba a mediação dos conflitos cíveis de menor complexidade, bem como o oferecimento de orientação jurídica e a formalização de acordos extrajudiciais”. 
Balcão de Justiça de Cidadania teve os seus serviços ampliados através da Lei de Mediação (Lei nº 13.140/2015) e do novo Código de Processo Civil que determinam que os tribunais criem os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs). No Cejusc, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), cuja atribuição essencial é planejar, efetivar e fomentar a utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, a fim de proporcionar à sociedade uma prestação jurisdicional célere, efetiva e que solucione os conflitos de forma preventiva, contribuindo para a pacificação social. 
Somente no ano passado o Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade Madre Thaís pode atuar em mais de 190 atendimentos gratuitos que ocorrem de segunda a sexta, das 7h30min às 13horas. No térreo da Faculdade Madre Thaís, situada na Av. Itabuna, 1491, Gabriela Center, em Ilhéus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria, Mãe da Igreja

Vinte e quatro municípios baianos terão novas divisas

Uesc celebra 33 anos de estadualização com sessão solene do Consu