Ronara Criola, Intuito Neutro, Rao e Cabruca se apresentam no Encontro de Compositores, nesta quinta (12)
A segunda mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul apresenta, nesta quinta-feira (12), performances inéditas de músicas autorais de artistas de Itacaré, Itabuna e Ilhéus. O show acontece no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h, e o ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Fé e Alegria - Ilhéus.
Representando a diversidade musical do litoral sulbaiano, a compositora da categoria individual, Ronara Criola, interpreta suas canções acompanhada da banda base do Encontro, enquanto Rao embala suas composições com o seu violão, e as bandas Cabruca e Intuito Neutro trazem seus músicos e beats para o palco.

Ao todo, são quatro mostras que acontecem mensalmente desde março. A cada noite, quatro artistas se apresentam. “Tivemos 64 inscrições de compositores de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Coaraci, Buerarema, Uruçuca e Camacã. Ficou claro que tem muita gente boa que precisa de espaço para mostrar suas produções, e o Encontro se consolida neste cenário”, comemora a produtora do evento, Eloah Monteiro.
Oficinas de Composição MusicalComo resultado das aulas, os participantes apresentarão, na abertura da mostra, uma música inédita produzida na oficina.
Profissionais e entusiastas da Música podem inscrever-se gratuitamente no site do evento em www.encontrolitoralsul.com.br. É possível acompanhar as novidades no facebook.com/EncontroCompositoresLitoralSul, ou pelo aplicativo que tem o nome do evento e pode ser baixado na Play Store.

O Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia foi selecionado no Edital Setorial de 2016 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta também com o apoio cultural do, Criadouro Soluções Culturais, Quantum Agência de Publicidade, Academia de Letras de Ilhéus, Secretaria de Cultura de Ilhéus, FAEG-Sul, Barrakítika, Gabriela FM e Ilhéus FM.
Sobre Ronara Criola – Natural de Itacaré, a cantora e compositora se inspira nas raízes do Recôncavo, quilombos e terreiros de candomblé. Sua trajetória vem sendo marcada pelo reconhecimento, como a seleção de "Daruê Malungo" para o CD 5 da coletânea Mapa Musical da Bahia/2015, da Fundação Cultural do Estado. Além de festivais da região, ela foi semifinalista do XIV e do XV Festival da Rádio Educadora FM/Salvador, com as músicas "Pedido a Oxalá" e "Menina de Alodê", sendo esta última selecionada para concorrer ao maior prêmio da música baiana, o Prêmio Caymmi de Música (2ª Edição). A artista se prepara para gravar o seu primeiro disco, já batizado de “Cantante”, em estágio de pesquisa e montagem.
Sobre Rao – O compositor Rao (Raoni Veloso), de Itabuna, começou a tocar violão aos 12 anos e, aos 17, compôs sua primeira música: “Uma canção pra você”. Entre os anos 2007 e 2009 participou da banda "Rebocados, eu acredito!" como violonista e intérprete de covers, além de cantar músicas autorais. Participou do Festival de Música da Universidade Estadual de Santa Cruz. Os álbuns de Ayam U'brais Barco “Craviola” e “Partir o mar em banda” também contam com sua participação.
Sobre a banda Cabruca - O grupo, de Ilhéus, foi formado em maio de 2015, por agroecologistas, inicialmente para uma proposta instrumental. Depois, recebeu o vocal visceral e performático do historiador Michael Roseno. A Cabruca (tanto a banda quanto o sistema de cultivo agroflorestal) caracteriza-se pela variedade, pela ideia de percorrer acordes miscigenados, semeados por espécies locais e timbres "de fora". A banda investiga possibilidades diversas no dub, reggae, caminhando pelo funk, rock, maracatu e a psicodelia, com letras que trazem temáticas relacionadas a aspectos socioambientais, arando o terreno para já gravar o seu segundo álbum.
Sobre a banda Intuito Neutro – O grupo de Ilhéus foi formado no cenário underground em 2015 por Moutta, é composto também por Sandrugs (que também é Beatmaker) e pelo DJ e produtor, Slowbeatz. São conhecidos pela sessão de bate-cabeça pesado e letras que abordam o cotidiano periférico
Comentários
Postar um comentário