domingo, 27 de maio de 2018

Automákina – Universo Deslizante chega a Ilhéus com oficina e espetáculo gratuitos

O projeto envolve oficinas, intercâmbios com grupos locais na Tenda TPI e apresentações do espetáculo/instalação, na Praça Dom Eduardo.
Automákina – Universo Deslizante apresenta o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, através do simbolismo do teatro de bonecos, numa metáfora à existência humana. Encenado pelo Grupo De Pernas Pro Ar, do Rio Grande do Sul, o espetáculo promete encantar o público desde seu processo de montagem, trazendo uma gigantesca máquina de sete metros de comprimento por oito metros de largura. Entre os dias 13 e 14 de junho, a trupe gaúcha chega a Ilhéus realizando uma série de atividades artísticas gratuitas, culminando com a encenação na Praça Dom Eduardo, no dia 15, em frente à Catedral de São Sebastião.
Ilhéus será o último destino do projeto de circulação Automákina, patrocinado pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. Antes de aportar nas terras sul-baianas, a realização do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar e Ministério da Cultura – Governo Federal terá passado por São Luís, capital do Maranhão, e por Candeias, na Bahia. No dia 13, das 18h às 22h, será ministrada a oficina Ator Inventivo, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). No dia 14, entre 19h30 e 21h30, acontecerá intercâmbio com artistas locais, através de bate-papo descontraído, no mesmo local.
A oficina Ator Inventivo está relacionada às experiências práticas dos mais de 30 anos do Grupo De Pernas Pro Ar. Valorizando a liberdade de criação, o grupo propõe, por meio do relacionamento humano, afetivo e artístico, uma compilação de várias linguagens ligadas ao circo, teatro de animação e teatro de rua. O oficineiro artístico é Luciano Wieser, diretor da companhia gaúcha, contando com Tayhú D. Wieser como auxiliar e apoio da pedagoga Raquel Durigon. O número de participantes é limitado a 20 inscritos, com idade acima de 16 anos. Os interessados devem se cadastrar pelo formulário: https://goo.gl/forms/PKAwVofAdTKvwtJL2.
Já o espetáculo Automákina – Universo Deslizante tem início com sua montagem, a partir das 14 horas. O público poderá assistir todo o processo de instalação antes de os artistas subirem ao palco, às 19 horas. A estrutura gigantesca da peça teatral conta ainda com trilha sonora composta exclusivamente para a encenação e executada ao vivo, através de instrumentos confeccionados pelos próprios artistas. O trabalho do elenco e sua relação com os bonecos prometem uma dramaturgia dinâmica e interativa com o público.
O Grupo De Pernas Pro Ar
Com um trabalho continuado desde 1988, o De Pernas Pro Ar desenvolve suas atividades na sede batizada Inventário - Espaço criativo, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória, o grupo conquistou vários prêmios do Governo Federal e tem circulado pelos principais festivais de teatro do país. A opção ao espaço da rua é uma das marcas da companhia, com grandes cenografias e maquinarias de cena, além de figurinos excêntricos, instrumentos musicais e bonecos com mecanismos de manipulação inusitados, proporcionando espetáculos com experimentos curiosos e instigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário